Início / Featured / Agência do Transporte Marítimo da Geórgia reúne-se com DGRM e DGPM

Agência do Transporte Marítimo da Geórgia reúne-se com DGRM e DGPM

O Director-geral da DGRM — Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, José Carlos Simão, reuniu-se com a Directora-geral da Agência do Transporte Marítimo da Geórgia, Tamara Ioseliani, para debaterem assuntos relacionados com o Transporte Marítimo e áreas de cooperação entre os dois estados e no âmbito do processo de adesão daquele país à União Europeia.

A reunião decorreu com a presença de outros técnicos dos dois organismos homólogos e da DGPM — Direcção-Geral de Política do Mar, e foram debatidos, também, assuntos relacionados com a agenda dos próximos eventos da International Maritime Organization (IMO) e de relacionamento com os portos e certificação de marítimos. Portugal, através da DGRM, tem um acordo celebrado com a Geórgia para o reconhecimento de competências dos marítimos para embarque em navios de Bandeira Portuguesa e vice-versa.

A influência da guerra no transporte marítimo e nos profissionais a bordo mereceram, também, destaque na discussão, uma vez que a frota portuguesa tem bastantes marítimos ucranianos embarcados, prestando a Geórgia um papel central neste problema dada a sua proximidade geográfica. Para além de receber muito marítimos ucranianos, a Geórgia tem sido ponto de aproximação com as famílias.

Foram identificadas várias áreas de cooperação e temas técnicos a desenvolver futuramente em conjunto, tocando matérias relacionadas com o transporte marítimo, portos, digitalização, ordenamento do espaço marítimo, entre outras.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.