Aflosor. Seminário do Projecto Platisor para apresentar resultados da gestão do montado de sobro com ataques de plátipo já tem inscrições abertas

A Aflosor — Associação de Produtores Florestais de Ponte de Sôr vai apresentar os resultados da pesquisa efectuada no seu projecto Platisor — Métodos para a gestão do montado de sobro com ataques de plátipo da região do Sôr, no próximo dia  8 de Outubro, a partir das 14 horas, no Teatro Cinema de Ponte Sôr. As inscrições são gratuitas e já estão abertas, aqui, anunciou hoje a Associação.

Os responsáveis pelo Grupo Operacional, liderado pela Aflosor, salientam a “grande importância económica, social e ecológica em Portugal dos Montados de Sobro”, assim como o “enfraquecimento e morte de milhares de sobreiros, devido aos factores bióticos associados e ao plátipo”.

Quando se corta um sobreiro e este tiver ataque de plátipo, é frequente ver-se larvas a sair das suas galerias

Por outro lado, frisam a “melhoria da gestão dos montados através da eficácia do conjunto armadilha/atractivo químico para a captura do insecto agricultor e do correcto tratamento dos cepos”.

É neste contexto que a Aflosor organiza no âmbito daquele Grupo Operacional, o Seminário “Platisor — Apresentação de Resultados”, onde serão demonstrados os melhores métodos para a gestão do montado de sobro com ataques de plátipo na região do Sor.

Montados de sobro

Os montados de sobro são ecossistemas muito complexos e de delicado equilíbrio com grande importância económica, social e ecológica em Portugal, ocupando actualmente cerca de 737 mil hectares da área florestal total.

Ao longo dos últimos anos temos assistido ao enfraquecimento e morte de milhares de sobreiros, devido aos muitos factores bióticos associados e também ao insecto agricultor – Plátipo (Platypus cylindrus F.).

“Os estudos desenvolvidos nos últimos quatro anos em montados no concelho de Ponte de Sôr, contribuíram para obter respostas essenciais com objectivos claros de melhorar a gestão, nomeadamente, através da aferição da eficácia do conjunto armadilha/atractivo químico para a captura do plátipo e do correcto tratamento dos cepos”, garantem os responsáveis pelo Grupo Operacional Platisor.

No Seminário de dia 8 de Outubro, ir-se-ão apresentar e debater os resultados práticos que são de interesse do público em geral e principalmente dos sectores que têm vindo a ser mais flagelados por esta progressiva mortalidade do montado de sobro, resumidos nos seguintes main topics:

• Medidas de gestão prevenção;
• Monitorização regular do estado sanitário das árvores;
• Instalação de armadilhas;
• Correcto tratamento dos cepos.

“No contexto actual, onde o montado de sobro tem uma representatividade económica que vai muito para além as explorações suberícolas, é-nos imperativo continuar a desenvolver investigações demonstrativas capazes de obter resultados palpáveis e aplicáveis na preservação destes biossistemas de elevada importância nacional e internacional”, acrescenta a Aflosor.

 

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

ASAE apreende 5 toneladas de mel em Évora e Aljustrel por práticas fraudulentas

Partilhar              A ASAE — Autoridade de Segurança Alimentar e Económica apreendeu mais de cinco toneladas de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.