A Aflosor – Associação de Produtores Agroflorestais da Região do Sôr e a ACIPS – Associação Comercial e Industrial de Ponte de Sor assinaram um protocolo de colaboração bilateral. Este visa a promoção do desenvolvimento das actividades económicas da região.
A assinatura aconteceu no passado dia de 8 Fevereiro, no CAEMPE – Centro de Acolhimento Especial a Micro e Pequenas Empresas de Ponte de Sôr, onde as duas organizações se encontraram para celebrar um protocolo de parceria bilateral, onde estiveram presentes os representantes das ambas as instituições.
“Conscientes das potencialidades da região e dos enormes benefícios que a cooperação entre ambas as entidades podem representar para a mesma, foram formalmente reafirmados nesta cerimónia, os objectivos comuns assentes na promoção do desenvolvimento das actividades económicas nos domínios técnico, económico, social, comercial e associativo, assegurando às massas associativas uma crescente participação nas decisões e nos programas propostos”, refere uma nota de imprensa conjunta da Aflosor e da ACIPS.
E realça que “fica claro neste acto simbólico, que é de extrema relevância para as Associações, a cooperação bilateral em pontos convergente e que impactam positivamente no crescimento do território”.
Refira-se que a Aflosor – Associação de Produtores Agroflorestais da Região do Sôr tem como principal papel a defesa do interesse dos seus associados, através do apoio técnico florestal e agrícola, bem como a formação profissional que promove e a participação em projectos de investigação, proporcionando um conhecimento actualizado. Representa actualmente 100 associados e cerca de 48.000 ha nos concelhos de Ponte de Sor, Avis, Mora, Gavião, Alter do Chão e concelhos limítrofes.
Relativamente à área associada, esta é maioritariamente ocupada por montado de sobro, representando cerca de 77% da área de floresta, surgindo também, com frequência, o eucaliptal, os pinhais bravo e manso e algum montado de azinho.
Agricultura e Mar