Início / Apoios e Oportunidades / AEP volta ao Canadá com 10 empresas nacionais

AEP volta ao Canadá com 10 empresas nacionais

A AEP – Associação Empresarial de Portugal está, de 29 de Maio a 4 de Junho, a liderar mais uma Missão Empresarial ao Canadá com o objectivo de potenciar oportunidades de negócio num mercado cada vez mais receptivo às empresas portuguesas.

A comitiva da AEP, da qual fazem parte 10 empresas de diversos sectores de actividade, irá dividir-se entre Montreal, a maior cidade da província de Quebec, e Toronto, o centro financeiro de um país que ocupa grande parte da América do Norte. Esta é a sétima missão empresarial organizada pela AEP ao Canadá. A última deslocação foi em 2019.

“Portugal tem uma longa relação com o Canadá devido à vasta comunidade de emigrantes portugueses. O país é um importante mercado para o comércio português devido ao seu elevado potencial de crescimento, o que torna cada vez mais relevante a aposta da AEP. É um dos países com maiores fluxos de importações e exportações a nível mundial, constituindo um importante parceiro em termos de investimento à escala global”, lembra Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP.

Participantes

Durante a missão, as empresas portuguesas terão oportunidade de estabelecer contactos com potenciais parceiros locais, através de reuniões já agendadas.

As empresas que integram esta missão são a Dune Bleue (meias), Catari Indústria (estruturas metálicas), Binomio – Produtos Alimentares (chocolate e produtos de confeitaria), NeiperHome (têxteis-lar), Lumatex – Indústria Textil (têxteis-lar), Cheer Up Viagens e Turismo (turismo), Prinemo (engenharia), Emotions at Home (têxteis-lar), Arch Valadares (cerâmica sanitária) e Sinuta (aparelhos e equipamentos para comunicações).

Com uma população a rondar os 38 milhões de habitantes, o Canadá é a 9ª maior economia mundial e um dos países mais desenvolvidos. Integra o G7 – que reúne os países mais industrializados e desenvolvidos do Mundo -, tem uma economia sólida, aberta, competitiva e transparente e possui um elevado nível de vida.

Em 2021, segundo dados do INE, o Canadá foi o 14º cliente das exportações portuguesas de bens, ocupando a 19ª posição ao nível das importações. Entre 2017 e 2021 verificou-se um crescimento médio anual das exportações de 13,9% e de 0,03% nas importações. A balança comercial de bens foi favorável a Portugal, tendo apresentado um excedente de 172 milhões de euros.

Na estrutura das exportações destacam-se os produtos alimentares, as matérias têxteis, os plásticos e borracha, os metais comuns e os produtos químicos. Os principais grupos de produtos importados foram os produtos agrícolas, os veículos e outros materiais de transporte, as máquinas e aparelhos, os produtos químicos e os metais comuns.

Business on the Way

O ano passado, o projeto BOW – Business on the Way, desenvolvido pela área internacional da AEP, promoveu a participação de mais de 100 empresas em 17 acções, entre feiras internacionais, missões empresariais (virtuais, físicas e inversas), em 22 mercados distintos.

Desde 1990, ano em que deu início, de uma forma sistemática, à realização de acções de internacionalização, a AEP já organizou, individualmente ou através de parcerias com outras entidades, largas centenas de acções em mercados externos.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 13 a 19 Junho 2022

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Cereais Outono-Inverno Esta semana foi dada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.