Início / Agenda / AEP parte em Missão à Bielorrússia e Kaliningrado

AEP parte em Missão à Bielorrússia e Kaliningrado

A AEP – Associação Empresarial de Portugal encontra-se a promover uma Missão Empresarial Multissectorial à Bielorrússia (Minsk) e à região russa de Kaliningrado, a realizar-se de 2 a 8 de Outubro de 2016.

“A AEP tem vindo a apostar na identificação de novos mercados e oportunidades de negócio, com o objectivo de apoiar as empresas no seu processo de diversificação de mercados e conquista de quotas internacionais”, diz a associação empresarial.

Consulte as condições de participação e elegibilidade.

Os interessados devem inscrever-se até dia 28 de Julho de 2016 aqui. As inscrições são limitadas.

A Bielorrússia, um país no coração de Europa com 9,5 milhões de consumidores, 80% dos quais incorporados à classe média, pretende diversificar os seus parceiros de importação e reduzir o grau de dependência do seu vizinho russo, estando neste momento a voltar-se para a União Europeia em busca de novos fornecedores. Um dos mercados economicamente “mais atractivos do Leste Europeu, a Bielorrússia apresenta interessantes oportunidades de negócios em sectores onde Portugal tem potencial para consolidar a sua presença no mercado ou entrar com os seus produtos de qualidade”, acrescenta a AEP.

Kaliningrado, enclave russo com uma situação estratégica entre a Polónia e a Lituânia, à beira do Mar Báltico, é uma Zona Económica Especial, onde a legislação prevê como principal benefício para investidores, a isenção do pagamento dos direitos aduaneiros e dos impostos na importação de matérias-primas. As indústrias baseadas nesta zona dispõem de vantagens fiscais sobre os produtos enviados para as restantes regiões do país.

Mundial 2018 na mira

Kaliningrado será uma das 11 regiões da Rússia anfitriãs dos jogos do Mundial 2018, estando prevista a construção de infraestruturas, numa área total de cerca de 130 hectares, tratando-se de um Cluster Desportivo e de Lazer, que após o Mundial deverá ser transformado em zona habitacional.

Esta acção consiste em garantir uma melhor abordagem de um grupo de empresas portuguesas às oportunidades de negócio geradas pela modernização da região de Kaliningrado como forma de entrada no mercado, através de uma iniciativa que envolverá inúmeras entidades que fornecerão o Mundial 2018.

Ambos os destinos assumem-se como uma importante plataforma para outros mercados, nomeadamente têm livre acesso aos mercados da Rússia, do Cazaquistão e da Arménia, com a entrada em vigor, em 1 de Janeiro de 2015, da União Económica Euro-Asiática – UEEA, a maior associação económica integrada e o maior mercado do espaço pós-soviético, com uma população superior a 190 milhões de habitantes e uma área de quase 20,5 milhões de km2.

A AEP pretende aproveitar a proximidade geográfica entre Minsk e Kaliningrado para possibilitar às empresas portuguesas o estabelecimento de contactos com o tecido empresarial da Bielorrússia e da Região de Kaliningrado, através de reuniões previamente agendadas com empresas compradoras e importadoras e outras entidades, de acordo com o perfil de cada participante.

 

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

9º Encontro Nacional pela Justiça Climática realiza-se de 5 a 7 de Abril em Boticas 

Partilhar              O Encontro Nacional pela Justiça Climática (ENJC) está de volta para a sua 9ª edição …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.