Início / Agricultura / AEP leva vinhos e alimentação animal em missão empresarial à Geórgia

AEP leva vinhos e alimentação animal em missão empresarial à Geórgia

A AEP – Associação Empresarial de Portugal e um grupo de empresas nacionais integram uma missão empresarial à Geórgia, um mercado considerado uma ponte entre o Ocidente e o Oriente.

Em Tbilissi, entre os dias 17 e 22 de Outubro, as cinco empresas que fazem parte da comitiva da AEP — Felino – Fundição e Construções Mecânicas (máquinas para a indústria alimentar, bebidas e tabaco), Ovargado (alimentos para animais de criação), Quinta das Arcas (vinhos comuns e licorosos), Solancis – Sociedade Exploradora de Pedreiras (artigos de mármore e de rochas similares) e Nutrinova – Nutrição Animal (pré-misturas) vão ter reuniões, previamente agendadas, com parceiros locais, que tiveram em conta o perfil e os objectivos definidos por cada empresa participante.

Esta é a segunda missão empresarial da AEP à Geórgia. A primeira foi em 2018 com extensão à Arménia.

“O feedback que tivemos das empresas que participaram na primeira missão foi muito positivo. Assim, para continuarmos a apoiar as empresas no desenvolvimento das suas acções de follow up – evitando que percam oportunidades de negócio já iniciadas – a AEP continua a promover acções de internacionalização nos Estados do Cáucaso do Sul”, lembra o presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro.

Acordos de Livre Comércio

Na última década, a economia georgiana cresceu a uma média anual de 4,5%, sendo de esperar que os Acordos de Livre Comércio com a União Europeia e com a China aumentem a sua integração comercial, refere a AEP em nota de imprensa.

E acrescenta que existe potencial de cooperação entre a Geórgia e Portugal em áreas como a indústria automóvel, o turismo, as tecnologias de informação e comunicações, o agronegócio, a construção, actividades de investigação e desenvolvimento, produção de energia renovável ou na indústria de processamento de alimentos.

A Geórgia importa máquinas e equipamentos mecânicos e eléctricos, produtos farmacêuticos, vestuário e calçado, plásticos, produtos de alumínio, papel e cartão, fibras químicas, adubos, madeira, sabonetes e detergentes, ladrilhos cerâmicos, sal, têxteis-lar, artigos em pele, gorduras e óleos, carne, lacticínios, conservas, entre outros.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Boletins com Recomendações de Rega do Milho. Semana de 13 a 29 de Maio de 2024

Partilhar              A Anpromis — Associação dos Produtores de Milho e Sorgo de Portugal informa que estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.