A AEP – Associação Empresarial de Portugal e uma comitiva de 17 empresas nacionais de diversos sectores participam no II Fórum Empresarial Angola-Portugal, organizado pela AEP, em parceria com a Aicep e a Câmara de Comércio e Indústria Portugal-Angola, que se realiza no dia 24 de Janeiro, na cidade de Luanda, Angola. José Junqueiro, delegado da Aicep em Angola, realiza o encerramento da sessão.
O II Fórum Empresarial Angola-Portugal, organizado pela primeira vez pela AEP, irá contar com o director da Unidade Técnica de Apoio ao Investimento Privado do Ministério da Indústria de Angola, o presidente da Comunidade de Empresas Exportadoras e Internacionalizadas de Angola, o presidente do conselho de administração do Banco BIC, entre outras entidades locais.
Tendo em conta que das 17 empresas que integram a comitiva, 70% já estão a desenvolver operações no mercado angolano, o fórum irá ter como foco principal as parcerias entre as empresas angolanas e portuguesas na diversificação da economia de Angola.
Para além da participação no II Fórum Empresarial Angola-Portugal, as empresas vão ter ainda a oportunidade de integrarem uma exposição – para apresentarem os seus produtos e serviços – e participarem em encontros de trabalho.
Angola é um importante parceiro comercial de Portugal, designadamente enquanto destino das exportações portuguesas. No período de 2011-2015, os valores das exportações de bens e serviços de Portugal para Angola registaram um decréscimo médio anual de 0,3%, em virtude do forte declínio verificado em 2015. Do lado das importações verificou-se uma subida, com a taxa de variação média anual ao longo do período em análise a atingir 7,7%.
Programa II Fórum Empresarial Angola-Portugal
09h45 Recepção dos participantes
10h00 Boas vindas
Luís Miguel Ribeiro, vice-presidente da AEP
João Caetano da Silva, embaixador de Portugal em Angola
10h30 “O valor económico da língua portuguesa”
António Alves Lopes, assessor político diplomático da CPLP
Agostinho Kapaia, presidente da CEEIA – Comunidade de Empresas Exportadoras e Internacionalizadas de Angola
José Severino, presidente da AIA – Associação Industrial de Angola
Fernando Mendes Teles, presidente do conselho de administração do Banco BIC
Moderador: Carlos Rosado, diretor geral do jornal económico Expansão e professor da Universidade Católica de Angola (a confirmar)
11h15 Coffee break
11h30 “Parcerias entre as empresas angolanas e portuguesas na diversificação da economia angolana”
José Sala, diretor da Unidade Técnica de Apoio ao Investimento Privado (UTAIP) do Ministério da Indústria de Angola
António Henriques da Silva, presidente da APIEX
Chindalena Lourenço, delegada em Angola da Câmara de Comércio e Indústria Portugal – Angola
Adérito Areias, presidente do Grupo Adérito Areias (a confirmar)
Moderador: Manuel Alves da Rocha, investigador, professor da Universidade Católica de Angola e diretor do Centro de Estudos e Investigação Científica da UCAN
– Intervenção curta de três empresas expositoras
12h30 Debate
13h00 – Encerramento
José Junqueiro, delegado da Aicep em Angola
24-25 de janeiro de 2017
09h30 – 18h00 – Exposição
– 20 Empresas portuguesas participantes.
Agricultura e Mar Actual