Início / Agricultura / Advid em projecto internacional para redução do uso de cobre na viticultura europeia

Advid em projecto internacional para redução do uso de cobre na viticultura europeia

A ADVID — Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense/CoLAB da Vinha e do Vinho participa no projecto internacional Coppereplace, aprovado para financiamento pelo Programa Interreg Sudoe, que tem como objectivo reduzir o uso de cobre na vinha.

O uso de produtos fitofarmacêuticos derivados do cobre, para prevenir doenças na viticultura biológica e convencional, causa sérios problemas ambientais. De acordo com os relatórios da União Europeia, as vinhas estão entre as culturas que concentram a maior quantidade de cobre nos solos. Esta substância encontra-se actualmente na “Lista de candidatos a substituição” (Reg. EU n.º 1107/2009) e de acordo com o Reg EU 2018/1981 de 13 de Dezembro de 2018, o uso de cobre é restringido a uma média de 4 kg/ha/ano, por um período de 7 anos.

Redução do uso de cobre

A redução do uso de cobre tornou-se assim, um grande desafio na viticultura europeia. O Coppereplace surge com o objectivo de oferecer soluções integradas, inovadoras e viáveis, para reduzir o uso de cobre na vinha, promovendo uma produção ambientalmente sustentável.

Para cumprir o seu propósito, até Fevereiro de 2023, o Coppereplace será desenvolvido por um consórcio internacional robusto formado pela Plataforma Tecnológica del Vino (PTV), a Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (Advid), a Sogrape Vinhos, o Institut François de la Vigne et du Vin (IFV), o Centro de Valorización Ambiental del Norte (CVAN), a Universitat Politècnica de Catalunya (UPC-UMA), a Vignerons Bio Nouvelle Aquitaine (SVBNA), a Fundación EURECAT, a Familia Torres, a Universidade do Porto (GreenUPorto), a Universidad de Vigo, a LBS (Gérard Bertrand) e a Jean Leon.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 18 a 24 Março 2024

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Cereais importados Em relação aos cereais transaccionados …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.