Início / Agricultura / ADVID desenvolve projecto G.O.T.A para sensibilizar viticultores para a gestão eficiente da água

ADVID desenvolve projecto G.O.T.A para sensibilizar viticultores para a gestão eficiente da água

A ADVID — Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense, “ciente do impacto que as alterações climáticas podem ter na Região Demarcada do Douro (RDD) e da necessidade urgente da gestão eficiente e sustentável da água”, está a desenvolver o projecto G.O.T.A. — Gerir, Operacionalizar e Transferir. Uso eficiente da Água na vinha: beneficiar de cada gota.

A Associação tem desde 2002 desenvolvido estudos e actividades nesta temática, recolhendo dados e transferindo conhecimento para todo o sector, com o envolvimento das empresas associadas. Baseado neste trabalho pretende agora, com o projecto G.O.T.A, “sensibilizar os viticultores para a necessidade de uma gestão eficiente da água de rega na vinha, através da internalização de conhecimento, seja em sistemas de rega já instalados ou a instalar, seja através da adopção de medidas que permitam uma redução do volume de água a aplicar, promovendo uma gestão mais eficiente desse mesmo recurso na cultura da vinha”.

“Esperamos com este projecto consciencializar os viticultores da RDD para a importância da gestão do stress hídrico da videira, contribuindo para um uso eficiente da água e fornecer-lhes competências para a adopção de boas práticas de gestão da água de rega na vinha”, refere fonte institucional da ADVID.

Partilha de conhecimento

As acções a desenvolver ao longo do projecto serão realizadas sobre a forma de acções de partilha de conhecimento (workshop) e de visitas técnicas, sendo realizado no final do projecto, um evento final com o objectivo de demonstrar os resultados e conclusões, discutir os desafios futuros para um uso racional da água e demonstrar de que forma os instrumentos políticos existentes poderão apoiar os viticultores na implementação das boas práticas de gestão de água na rega.

O primeiro Workshop realizar-se-á, já no próximo dia 14 de Junho, com um enquadramento teórico sobre “Boas Práticas no Dimensionamento e Manutenção dos Sistemas de Rega”, seguido de uma sessão de campo.

O projecto G.O.T.A conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. Associam-se a este projecto, como parceiros, a Soc. Vinícola Terras de Valdigem (Poças), Real Companhia Velha, Sogrape Vinhos, e Symington Family Estates.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Ordem dos Médicos Veterinários defende criação do assistente social para combater abandono de animais

Partilhar              A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) assinala o Dia Internacional do Animal Abandonado que se …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.