A ADVID — Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense realiza o “Workshop Vine & Wine Portugal — Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos: Ferramentas, Tecnologias Emergentes e Fontes Alternativas”, no próximo dia 1 de Julho de 2025, entre as 9h30 e as 17 horas, no Régia Douro Park, em Vila Real. A participação é gratuita.
“A crescente pressão sobre os recursos hídricos exige necessariamente novas abordagens e ferramentas para a sua gestão sustentável. A água é um recurso essencial em qualquer sistema agrícola, tendo um papel fundamental na produtividade e qualidade do produto final”, realça uma nota de agenda da ADVID.
Numa perspectiva de optimização da eficiência no uso e gestão da água, mitigação dos potenciais efeitos negativos das alterações climáticas e promoção da sustentabilidade nas suas diferentes componentes, durante a sessão serão exploradas soluções inovadoras que integram tecnologias emergentes e ferramentas avançadas de gestão, com casos práticos da sua aplicação, bem como a apresentação da tecnologia DRI (Deep Root Irrigation), acrescenta a mesma nota.
Será dado igualmente destaque à utilização de fontes alternativas de água para rega em viticultura, nomeadamente das ApR (águas para reutilização), com um foco muito particular nos principais avanços e resultados no âmbito do Projecto Regadouro.
O Projecto Regadouro, tendo em vista a promoção da eficiência ambiental e económica do sector, o tem como objectivos fundamentais não só o de aumentar o conhecimento sobre a reutilização de água tratada na rega, como também o de fomentar o aproveitamento dos nutrientes e fertilizantes presentes na mesma, contando para esse efeito com o conhecimento científico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), com o apoio técnico da ADVID e com a contribuição tecnológica da Veolia.
A ADVID relembra que os formandos inscritos na Formação “Viticultura Avançada”, já se encontram automaticamente inscritos neste Workshop, não sendo, nesse caso, necessária a inscrição.
A participação é gratuita mas de inscrição obrigatória, aqui.
Programa completo aqui.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
