Início / Featured / Administração dos Portos de Lisboa e de Setúbal visita Porto de Huelva

Administração dos Portos de Lisboa e de Setúbal visita Porto de Huelva

A Administração dos Portos de Lisboa e de Setúbal visitou o Porto de Huelva para conhecer as infra-estruturas e o trabalho que este tem desenvolvido para se tornar num hub de referência na produção de energias limpas que contribuam para a redução das emissões de dióxido de carbono e para a independência energética de Espanha e da Europa, com a implementação de projectos de hidrogénio verde na comunidade portuária.

A comitiva liderada pelo presidente dos Portos de Lisboa e Setúbal, Carlos Correia, foi recebida pelo director-geral do Porto de Huelva, Ignacio Álvarez-Ossorio, e por gestores e técnicos de diferentes departamentos.

Os portos de Lisboa, Setúbal e Huelva fazem parte do Corredor Atlântico Europeu e este encontro surge no âmbito da Estratégia de Desenvolvimento Sustentável que tem sido levado a cabo pela APL e na sequência das relações iniciadas no último evento dos Corredores Atlântico Europeu, Mar do Norte-Mediterrâneo e Auto-estradas do Mar, realizado em Novembro de 2022 em Huelva. explica um comunicado de imprensa do Porto de Lisboa.

Para o presidente da Administração dos Portos de Lisboa e Setúbal, Carlos Correia, “esta visita pretende aproximar os Portos de Lisboa e Setúbal dos seus parceiros, gerar sinergias e oportunidades de colaboração nos desafios logísticos e tecnológicos que enfrentamos, com particular atenção para a transição energética e inovação”.

A comitiva portuguesa visitou também o Mercado de Inovação do Porto de Huelva, o primeiro nó portuário de Fiware do Mundo. Este é um espaço gerido com o apoio da empresa Telefónica que pretende promover a inovação e o desenvolvimento tecnológico no sector da logística portuária e reúne várias empresas que colaboram com mentores e técnicos em torno de projectos inovadores.

A visita terminou no Cais Sul, onde se encontra a plataforma intermodal e terminal ferroviário, o Posto de Controlo Fronteiriço e o terminal de passageiros. Neste terminal de mercadorias são desenvolvidos diferentes projectos no âmbito da estratégia de diversificação do Porto de Huelva, como a construção de uma nova rampa ro-ro dupla e de um hub logístico frio sustentável.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.