Início / Featured / Adelaide Teixeira, presidente da Câmara de Portalegre visita Porto de Sines

Adelaide Teixeira, presidente da Câmara de Portalegre visita Porto de Sines

A presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Maria Adelaide Teixeira, visitou o Porto de Sines, no dia 6 Março, acompanhada pelo vereador João Cardoso.

Na reunião com o presidente da Administração do Porto de Sines (APS), José Luís Cacho, foram discutidas as potencialidades do Porto de Sines enquanto porta de entrada e saída de mercadorias, para as indústrias localizadas naquele concelho.

Ferrovia até Portalegre

Com efeito, a oferta de linhas marítimas regulares do Porto de Sines aos principais mercados de produção e consumo mundiais, associada às ligações rodoviárias e ferroviárias à zona de Portalegre constituem uma oportunidade para fomentar o desenvolvimento económico daquele concelho, afirma fonte institucional do Porto de Sines.

Relembre-se que a Assembleia Municipal de Portalegre, em 23 de Fevereiro, aprovou uma moção, proposta pelo grupo municipal da CDU e abstenção do Partido Socialista, que promove a construção de um pequeno ramal ferroviário (cerca de 8 a 10 Km) que ligue a Linha do Leste ao parque industrial, onde está também localizado um dos pólos do Instituto Politécnico de Portalegre.

“Reconhecer a importância e a mais-valia que a construção de um Ramal ferroviário de ligação da linha do Leste, entre a estação ferroviária de Portalegre e o parque industrial do concelho, representa para promover o desenvolvimento da cidade e do concelho de Portalegre e o importante contributo que daria para mitigar as assimetrias regionais”, refere a moção, da autoria do Partido Ecologista os Verdes.

Portos de Sines e do Algarve

A APS é a entidade responsável por assegurar o exercício das competências necessárias ao regular funcionamento do Porto de Sines e dos Portos comerciais de Faro e de Portimão nos seus múltiplos aspectos.

O Porto de Sines é um porto de águas profundas, líder nacional na quantidade de mercadorias movimentadas e apresenta condições naturais ímpares na costa portuguesa para acolher todos os tipos de navios.

Dotado de modernos terminais especializados, pode movimentar os diferentes tipos de mercadorias, está aberto ao mar e conta com excelentes acessibilidades marítimas sem constrangimentos.

Principal porto na fachada ibero-atlântica

É o principal porto na fachada ibero-atlântica, cujas características geofísicas têm contribuído para a sua consolidação como activo estratégico nacional, sendo, por um lado, a principal porta de abastecimento energético do país (petróleo e derivados, carvão e gás natural) e, por outro, posiciona-se já como um importante porto de carga geral/contentorizada com elevado potencial de crescimento para ser uma referência ibérica, europeia e mundial.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 more

Verifique também

Produtores de leite da Póvoa de Varzim em risco de falência pedem para serem pagos ao preço mínimo de 38 cêntimos/litro

Partilhar             more  Caso não exista um aumento do preço do leite a breve prazo, toda a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.