Início / Agricultura / Adega José de Sousa abre portas durante as vindimas

Adega José de Sousa abre portas durante as vindimas

A Adega José de Sousa, localizada em Reguengos de Monsaraz, vai abrir novamente as suas portas durante o período de vindimas. À semelhança do ano passado, a adega disponibiliza um programa de vindimas aberto ao público, mediante marcação prévia, de 22 de Agosto a 12 de Setembro.

Este programa inclui visita à Adega, participação nas actividades de vindima que estejam a decorrer e a possibilidade de desfrutar de um almoço acompanhado por vinhos José de Sousa.

Localizada em pleno interior alentejano, a Adega José de Sousa possui duas adegas com estilos muito distintos, mas que combinam “na perfeição a tradição com a inovação”: na Adega dos Potes estão localizadas 1.14 talhas de barro, com um método de fermentação ancestral e raríssimo e na Adega Moderna estão 44 tanques de inox com toda a tecnologia de vinificação indispensável para a produção de vinhos brancos e tintos.

mais informações sobre o programa de vindimas da Adega José de Sousa aqui.

Técnicas ancestrais

Na Adega José de Sousa ainda são utilizadas algumas técnicas ancestrais de vinificação, sendo a mais emblemática a utilização da talha na fermentação das uvas. O essencial da vinificação em talha pouco mudou em mais de dois mil anos. Neste processo, as uvas previamente esmagadas a pé são desengaçadas numa mesa de ripanço.

Depois, o mosto da uva, as películas e alguma parte do engaço são colocados dentro das talhas de barro, onde a fermentação ocorre espontaneamente.

O uso das talhas confere especiarias e uma terceira dimensão ao vinho. Posteriormente, no vinho caso do vinho branco é retirado e colocado numa nova talha e o tinto é retirado da ânfora e estagia parte em tonéis de castanho e parte em talhas. É um processo artesanal e natural, tanto quanto o vinho que dele resulta.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

IFAP paga 119 M€ de apoios aos sectores agroflorestal e das pescas em Setembro

Partilhar              O Ministério da Agricultura e da Alimentação informa que, no final do mês de Setembro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.