A Adega de Cantanhede foi uma das distinguidas nos “Prémios Especiais Paixão Pelo Vinho” da Revista Paixão pelo Vinho, na categoria “Adega Cooperativa”.
Foram ainda entregues os Prémios Excelência a todos os vinhos que ao longo do ano de 2016 receberam pontuação igual ou superior a 18 valores. Foram 43 os néctares a receber este galardão.
A Adega de Cantanhede recebeu quatro Prémios Excelência, tendo sido o produtor com maior número de distinções. Os galardoados foram: Espumante Marquês de Marialva Cuvée 2011, Tinto Foral de Cantanhede Baga Grande Reserva 2009 – Gold Edition, Branco Marquês de Marialva Arinto Grande Reserva 2013 e Tinto 2221 Terroir Cantanhede 2011.
Osvaldo Amado, enólogo da adega foi também distinguido na categoria “Enólogo de Mérito”.
Desde 1954
“Cientes do enorme potencial das terras de Cantanhede para a produção de vinhos de qualidade superior, em 1954 um conjunto de 100 agricultores funda a Adega Cooperativa de Cantanhede”, diz fonte do produtor.
Contando hoje com cerca de 700 viticultores associados activos e uma produção média anual de 6 a 7 milhões de quilos de uva, a Adega é o principal produtor da Região Demarcada da Bairrada, representando 30% a 40% da produção global da região e certifica cerca de 80% da sua produção, sendo líder destacado nas vendas de vinhos DOC Bairrada e IG Beira Atlântico.
Agricultura e Mar Actual