Início / Agricultura / Adama recomenda insecticida Klartan no combate às pragas da vinha

Adama recomenda insecticida Klartan no combate às pragas da vinha

A Adama, empresa líder na protecção de culturas, recomenda o seu insecticida Klartan no combate às pragas da vinha, com selectividade para com a fauna auxiliar.

O Klartan é um insecticida do grupo dos piretroides (IRAC 3A) que contém 240 g/litro de tau-fluvalinato, uma substância activa com actividade insecticida por contacto e ingestão. Actua ao nível do sistema nervoso central e periférico dos insectos, inibindo os moduladores dos canais de sódio.

Apresenta um efeito favorável sobre a vegetação, estimulando assim o crescimento da cultura. Por isso “é um dos insecticidas mais interessantes nas primeiras aplicações contra afídeos e tripes. Além disso, o seu efeito de choque e repelência em lepidópteros torna-o um insecticida de referência em muitas culturas”, garante a empresa.

Explica ainda a empresa que os piretróides tendem a não ser selectivos já que são capazes de unir-se às portas de sódio de muitas espécies de insectos. O Klartan “é um piretróide único: a sua molécula possui na sua constituição um aminoácido valina em vez de ácido crisantémico, que está presente nas moléculas dos restantes piretróides. Esta diferença na sua estrutura química, traduz-se num espectro de actividade mais amplo que outros piretróides e na selectividade para com as abelhas e insectos auxiliares”.

“A fauna auxiliar que regula as populações de algumas pragas é respeitada, proporcionando uma protecção prolongada da cultura, devido à acção dos insectos predadores. É um produto que se adapta perfeitamente à produção integrada”, garante a Adama.

Insectos auxiliares

Salienta ainda a empresa que na vinha existem vários insectos auxiliares que são poderosos aliados na luta contra as múltiplas pragas. As suas populações devem ser respeitadas de forma a não causar desequilíbrios no ecossistema, aplicando insecticidas selectivos.

Ficha Técnica:

Substâncias activas: Tau-fluvalinato

Tipo de formulação: Emulsão de óleo em água (EW)

Benefícios e vantagens:

  • Eficaz contra inúmeras pragas (Afídeos, Cicadelídeos, Tripes, Lagartas)
  • Modo de acção: contacto e ingestão
  • Forte acção de choque e repelência duradoura
  • Alta persistência por ter baixa solubilidade e, portanto, ser pouco lavável
  • Devido às características da molécula, é o piretróide menos susceptível a desenvolver resistências
  • Um dos insecticidas mais respeitosos com as abelhas e outra fauna auxiliar
  • Produto é adequado para aplicação em plena floração

Modo de acção:

Piretróide sintético (MoA IRAC Grupo 3A), com actividade insecticida por contacto e ingestão. Actua a nível do sistema nervoso central e periférico inibindo os moduladores dos canais de sódio.

Saiba mais sobre o insecticida Klartan aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Reguengos de Monsaraz: “ausência de resposta” da EDIA e da DGADR atrasa Bloco de Rega de Reguengos

Partilhar              A presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, a social-democrata Marta Prates, garante que, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.