A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve – Agricultura e Pescas (CCDR Algarve), com o apoio da Rede Rural Nacional e em parceria com o sector agroalimentar algarvio, apresenta uma campanha de vídeos curtos que narram, na primeira pessoa, casos de sucesso de investimentos apoiados por fundos comunitários. O objectivo é divulgar e promover a transformação que a agricultura algarvia está a vivenciar e que acompanha também a evolução deste sector estratégico para o desenvolvimento socioeconómico da Europa. A RiaFresh é a décima empresa a ser apresentada.
A marca RiaFresh é um projecto concretizado na sequência da investigação sobre a cultura sustentável de halófitas realizada pelos promotores da empresa Agro-On no Parque da Reserva Natural de Castro Marim, envolvendo entidades parceiras como o Instituto Superior Dom Afonso III (INUAF) e o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), entre 2011 e 2014.
Com sede no Sítio do Besouro, em Faro, é parte da missão da RiaFresh melhorar e diversificar os hábitos alimentares da população para um padrão mais saudável, fomentar o desenvolvimento do aproveitamento dos vegetais marinhos como parte da inovação no sector hortícola e promover a prosperidade na região do Algarve.
Os produtos RiaFresh são vegetais marinhos do Parque Natural da Ria Formosa e da Costa Algarvia, cultivados com um elevado padrão de qualidade. Além da salicórnia, o best-seller da marca, a RiaFresh comercializa outros vegetais marinhos como valverde, rossio, sarcocórnia, sea fingers, inula, rúcula marinha, ficoide glacial, funcho do mar e salicórnia glauca.
As plantas halófitas apresentam características gastronómicas muito específicas e o grande impulso para a diferenciação da RiaFresh foi o projecto XtremeGourmet. A proposta consistiu em reunir um grupo de chefs renomados, com coordenação do chefe Leonel Pereira, para que a marca alcançasse a produção de vegetais marinhos “excelentes” do ponto de vista gastronómico, nutricional e agronómico.
A sustentabilidade é uma das preocupações RiaFresh. Miguel Salazar, director da Agro-On e da RiaFresh, assegura que são cumpridos todos os requisitos para ser um produto de certificação biológica, excepto o facto de não serem cultivados directamente no solo.
Com as certificações Global G.A.P. e GRASP, a RiaFresh garante a sustentabilidade ambiental, a segurança alimentar, a segurança dos trabalhadores e as boas práticas sociais e aumenta a sua competitividade no mercado europeu, exportando actualmente para Espanha, França, Itália, Holanda, Bélgica e Alemanha.
Este apoio do PDR 2020 permitiu melhorar eficiência produtiva, hídrica e energética, numa óptica de optimização dos recursos disponíveis.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
