Início / Agenda / ACOS transporta conceito do New European Bauhaus para 40ª Ovibeja

ACOS transporta conceito do New European Bauhaus para 40ª Ovibeja

A ACOS – Associação de Agricultores do Sul vai participar hoje, enquanto parceira, no New European Bauhaus, Evento Satélite NEB, que se vai realizar na aldeia de Quintos, organizado pela Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo.

E, enquanto participante e parceira neste projecto, a ACOS vai dar continuidade ao conceito de partilha de conhecimento e de saberes na 40ª Ovibeja, enquanto espaço de aprendizagem, troca de saberes e replicação de boas práticas, no Ponto MUDA_TT.

Além de muitas outras acções, vão ocorrer conversas com associados e técnicos da ACOS, vai ser envolvidos alunos de vários estabelecimentos de ensino do Alentejo, da vizinha Espanha e de Cascais, e vão ser realizados colóquios.

No dia 4 de Maio vai realizar-se o colóquio “MUDA_TT+ | O Território em Mudança” com moderação de Maria João Ruela.

Respirando e Vivendo Quintos

“Respirando e Vivendo Quintos” é o título do evento português que se vai realizar para e em paralelo a outros países da Europa, um festival – Feira, Festa e Fórum – na aldeia de Quintos. Vai contar com sessões interactivas, workshops, oficinas e performances das mais diversas expressões artísticas e actividades tradicionais ligadas às memórias de enraizamento emocional, em comunhão com a comunidade local. Vão acontecer também conferências e colóquios, refere uma nota de imprensa da ACOS.

Entre as actividades que vão preencher os espaços interiores e exteriores da aldeia de Quintos, destaca-se a Tosquia de ovinos, por parte de uma equipa da ACOS, a feitura tradicional do pão, um ateliê de azulejaria, ateliê “Florir Quintos”, uma caminhada verde, uma sessão de mãos na terra das hortas comunitárias, showcooking sobre os sabores de Quintos, demonstração de artesanato com uso do buinho, observar e respirar o Guadiana através através do seu património natural e construído.

“E muita, muita conversa, muita partilha de histórias, testemunhos de saber fazer e saber ser”. Memória, imaginação, arte, partilha de saberes conjugam-se na “desaceleração do tempo, priorizando a simplicidade e a convivência entre as pessoas e o meio envolvente”. Reconexão cultural, preservação ambiental, sustentabilidade, são algumas das bandeiras deste evento com visibilidade à escala europeia, adianta a mesma nota.

Conheça o programa completo da 40ª Ovibeja aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Nacional de Enoturismo 2024

Partilhar              A gala da terceira edição do Prémio Nacional de Enoturismo Apeno/Ageas Seguros 2024, considerado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.