“Temos muitas críticas a este Governo, os problemas têm-se vindo a avolumar de há alguns meses a esta parte. Por exemplo, o desmantelamento do Ministério da Agricultura, que já vem de trás, a integração de alguns serviços nas CCDRs, [Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional] que nós consideramos que não faz qualquer sentido. Não sabemos se essa ideia vem da ministra da Agricultura ou se se deve à sua falta de peso político e de influência, mas ela é que é a responsável por este Ministério e se não concorda com uma medida que eventualmente lhe possa ser imposta, deveria demitir-se. Seria o que eu faria”.
É assim que o presidente da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, Rui Garrido, aconselha a demissão da ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.
Em entrevista à Revista Ovelha, publicação mantida pela Associação há mais de 30 anos, por ocasião da 39ª Ovibeja, que se realiza de 27 de Abril a 1 de Maio, Rui Garrido salienta ainda que “com a seca brutal que tivemos no ano passado, associada a aumentos extraordinários dos factores de produção, foram muitas as vezes que pedimos uma ajuda directa [ao Ministério da Agricultura], sempre sem êxito”.
Desvantagem face a Espanha
“Os nossos vizinhos espanhóis tiveram este tipo de ajudas directas à seca, nós não. Quando falávamos à ministra da Agricultura sobre as ajudas à seca, ela respondia-nos sempre com milhões, que nunca chegámos a ver, e dos quais estamos fartos de ouvir falar. No que diz respeito às ajudas compensatórias do aumento dos factores de produção, devido à guerra, já os espanhóis vão no segundo ou terceiro pacote e nós, só há pouco tempo recebemos um pacote, e muito diminuto”, acrescenta o presidente da ACOS.
E garante que “a senhora ministra não fala com as nossas associações, não nos consulta, não nos ouve. Mas que ministra é esta que não reúne connosco? Nós precisamos de ministros, secretários de Estado, dirigentes que falem connosco, que oiçam as nossas opiniões, como forma de conhecerem a nossa realidade. Este será o tipo de ministro que necessitávamos e que gostaríamos de ter. Esta não é a nossa ministra. Nós precisamos de um ministro/a que considere as nossas propostas e esteja atento às necessidades dos agricultores”.
A 39ª Ovibeja, uma organização da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, realiza-se em Beja de 27 de Abril a 1 de Maio de 2023. O certame promete colocar “em reflexão grandes temas da actualidade” e disponibilizar “grande diversidade de eventos para todos os gostos”.
Saiba tudo sobre a 39ª Ovibeja aqui.
Agricultura e Mar