Início / Agenda / ACOS não convida ministra da Agricultura para a 39ª Ovibeja

ACOS não convida ministra da Agricultura para a 39ª Ovibeja

A organização da 39ª Ovibeja, a cargo da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, que se realiza em Beja de 27 de Abril a 1 de Maio, decidiu não convidar a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, para o certame. Nem qualquer membro do Governo.

“Depois de muito ponderar, a direcção da ACOS tomou a decisão de não convidar formalmente a senhora ministra da Agricultura para visitar a Ovibeja, tendo em atenção o descontentamento generalizado dos agricultores, bem patente nas várias manifestações realizadas neste último mês, nas quais a ACOS tem participado activamente. Mas o Primeiro Ministro também não ouve a contestação dos agricultores e teima em manter no Governo uma ministra sem qualquer peso político e sem competência para o lugar. Naturalmente que, perante uma postura desta índole, não faz, igualmente, sentido, convidar o Senhor Primeiro-Ministro e por consequência, outros membros do actual Governo“, revela o presidente da ACOS, Rui Garrido, em entrevista à Revista Ovelha, publicação mantida pela Associação há mais de 30 anos.

No entanto, Rui Garrido confirma que foi endereçado “um convite ao senhor Presidente da República, que deverá visitar a Ovibeja no dia 29 de Abril, da parte da tarde”.

“Esta não é a nossa ministra”

Na entrevista, o presidente da ACOS garante que “as medidas para a agricultura denotam desorganização e incompetência”, salientando que “esta não é a nossa ministra. Nós precisamos de ministros que oiçam os agricultores”.

“Nós temos muitas críticas a este Governo, os problemas têm-se vindo a avolumar de há alguns meses a esta parte. Por exemplo, o desmantelamento do Ministério da Agricultura, que já vem de trás, a integração de alguns serviços nas CCDRs [Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional], que nós consideramos que não faz qualquer sentido. Não sabemos se essa ideia vem da ministra da Agricultura ou se se deve à sua falta de peso político e de influência, mas ela é que é a responsável por este Ministério e se não concorda com uma medida que eventualmente lhe possa ser imposta, deveria demitir-se. Seria o que eu faria”, acrescenta Rui Garrido.

Por outro lado, refere que “depois há a questão do PEPAC [Plano Estratégico da Política Agrícola Comum] que é importantíssima. Alguma vez se ouviu falar que um PEPAC, acabado de negociar e a ser iniciada a sua implementação, precisa já ser alterado? É a primeira vez que ouvimos isto desde que entrámos para a comunidade. Porquê? Houve uma pressa tremenda para sermos os primeiros a ter o PEPAC pronto em Bruxelas para ser aprovado. E agora chegamos à conclusão de que está perfeitamente desajustado. O sector receberá muito menos dinheiro do que recebia anteriormente. Vamos ter que cumprir as mesmas regras do Greenning (Pacto Ecológico Europeu) sem ter qualquer benefício por isso. Tudo isto está perfeitamente desajustado e vai ter que ser remodelado. Isto é fruto, mais uma vez, de desorganização e de incompetência”.

A 39ª Ovibeja, uma organização da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, realiza-se em Beja de 27 de Abril a 1 de Maio de 2023. O certame promete colocar “em reflexão grandes temas da actualidade” e disponibilizar “grande diversidade de eventos para todos os gostos”.

Saiba tudo sobre a 39ª Ovibeja aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

PCP pergunta ao ministro da Agricultura porque não reuniu ainda a PARCA este ano

Partilhar              O Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português (PCP) quer saber “por que razão não se …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.