Início / Agenda / ACOS: 39ª Ovibeja deverá ser uma das maiores de sempre. Beja. 27 de Abril a 1 de Maio

ACOS: 39ª Ovibeja deverá ser uma das maiores de sempre. Beja. 27 de Abril a 1 de Maio

A 39ª Ovibeja vai abrir as suas portas ao público na próxima quinta-feira, dia 27 de Abril. A organização, a cargo da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, tem como expectativa que esta seja uma das maiores feiras dos últimos anos.

“Como novidade, e depois de muita ponderação, é o facto de não terem sido convidados membros do Governo. Foram convidados todos os deputados e todos os partidos políticos, além de muitas outras personalidades representantes dos vários sectores de actividade do País, além de embaixadores das mais diversas nacionalidades”, salienta a ACOS em nota de imprensa.

A sessão inaugural da 39ª Ovibeja, presidida por Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja, está agendada para as 10h30, do dia 27 de Abril, no Auditório ACOS. Este primeiro dia da feira vai ter acessos gratuitos, até às 20h00, (em resultado de uma parceria entre a ACOS e o Município) para quem quiser visitar o evento.

Mais expositores e iniciativas

A feira vai contar com a presença de mais expositores distribuídos pelos espaços interiores e exteriores e conta também com um leque mais alargado de iniciativas para os diferentes públicos visitantes. Durante todos os dias vão ocorrer manifestações culturais muito diversificadas, música regional, cante, dança, provas com cães, provas os campeonatos nacional de horse ball, e nacional de equitação do trabalho e concurso de saltos nacional.

No Palco da Avenida, no anfiteatro exterior e no espaço da Cimbal — Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (no Pavilhão do Cante) vão ocorrer todos dias iniciativas musicais, desde a actuação, no primeiro dia, do Quinteto de Metais & Percussão da Banda Sinfónica da PSP, Capoeira, actuação de tunas da Universidade Sénior, actuação de grupos corais e regionais.

Adianta a mesma nota que são muitas as actividades que estão programadas para o Espaço Aprender +, no Pavilhão Central, dirigidas aos mais novos. Também no Pavilhão da Pecuária vão ocorrer demonstrações de tosquia e outras actividades para o público em geral.

Cante Alentejano

Além das iniciativas da responsabilidade da organização da feira, são muitos os eventos que vão ocorrer por iniciativa dos expositores nos diversos pavilhões. No sábado, dia 29, vai haver um encontro de Cante Alentejano, tal como vem sendo hábito em anos anteriores, com a participação de várias centenas de cantadores oriundos da grande Lisboa.

Esta iniciativa é realizada em colaboração com a Casa do Alentejo no âmbito das comemorações dos seus 100 anos. A deslocação é este ano feita em autocarros, com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e o almoço será oferecido pela Câmara de Beja.

A organização destaca ainda os muitos colóquios sobre as mais diversificadas áreas que vão ocorrer durante todos os dias da feira.

Restaurantes de carnes certificadas

Também em maior número e com maior variedade são de destacar os espaços destinados à gastronomia. Desde os restaurantes de carnes certificadas, até aos expositores de produtos agroalimentares, tasquinhas e Street Food, com zonas de esplanadas ao ar livre. Uma das novidades deste ano é um Restaurante da responsabilidade da organização dedicado à promoção de receitas à base de carne de borrego. O “Solar da Campaniça” promove e divulga os sabores do borrego criado em extensivo.

Para melhor acomodar os milhares de visitantes que regularmente vêm à Ovibeja, a Organização criou mais um parque de estacionamento com capacidade para cerca de cinco centenas de viaturas, no antigo Campo de Jogos Flávio dos Santos, próximo do Parque de Campismo e da Ovibeja. O parque é pago, tal como o parque principal da Ovibeja.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Webinar “Impacto sócio-económico do olival no mediterrâneo” apresenta projecto europeu Artolio

Partilhar              A APPITAD — Associação de Produtores em Protecção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro promove …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.