Início / Agenda / Açores faz sessão de esclarecimento sobre POSEI 2018 em Santa Maria

Açores faz sessão de esclarecimento sobre POSEI 2018 em Santa Maria

O director Regional do Desenvolvimento Rural dos Açores adiantou hoje, 27 de Janeiro, em Vila do Porto, que será realizada em Fevereiro, na ilha de Santa Maria, uma sessão de esclarecimento sobre as alterações ao programa POSEI em 2018, correspondendo a uma solicitação feita pela Associação Agrícola daquela ilha.

“Trata-se de uma solicitação justa e pertinente dos agricultores marienses, à qual acedemos de imediato, dado que temos feito o mesmo em várias ilhas dos Açores”, afirmou Fernando Sousa, que falava no final de uma reunião com a direcção da Associação Agrícola de Santa Maria, em que também participou o director Regional da Agricultura, José Élio Ventura.

Alterações ao POSEI

Fernando Sousa salientou que as alterações ao POSEI 2018, propostas pelos Açores e aceites na integra pela Comissão Europeia, foram feitas com base nos contributos recebidos dos parceiros do sector, nomeadamente a Federação Agrícola.

O director Regional assegurou ainda que será analisado mais em detalhe um conjunto de propostas da Associação Agrícola de Santa Maria referentes à produção de meloa, para serem incluídas no programa POSEI de 2019.

“Recebemos um conjunto de propostas, com as quais concordo genericamente, mas que terão agora de ser alvo de uma análise mais aprofundada”, referiu Fernando Sousa.

Meloa com tratamento diferente

Uma das principais propostas da Associação Agrícola visa que a meloa de Santa Maria passe a ser tratada à parte das culturas hortícolas, argumentando tratar-se de um produto cultivado apenas nesta ilha, que está já classificado como Denominação de Origem Protegida (DOP) e por ter um período de plantação e de colheita muito específico durante o ano.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Xylella fastidiosa em videiras de Castelo Branco e Fundão. DGAV dá 10 dias para destruição imediata das plantas

Partilhar              A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que foi confirmada a presença da …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.