Início / Mar / Ambiente / Açores sensibilizam escolas para importância de proteger os oceanos

Açores sensibilizam escolas para importância de proteger os oceanos

O director Regional das Pescas salientou hoje, 30 de Novembro, em Vila do Porto, que as alterações climáticas “podem condicionar a abundância do pescado” no Mar dos Açores, “alterando as correntes marítimas e a distribuição dos recursos”.

Luís Rodrigues, que falava para cerca de uma centena de alunos e professores da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, durante a palestra ‘Alterações Climáticas – Salvar os Oceanos’, no âmbito do Parlamento dos Jovens 2019, frisou que “o oceano é o maior regulador da temperatura no planeta e está ameaçado pelo aquecimento global”.

“É fundamental que todos compreendamos a influência do oceano em nós e a nossa influência sobre o oceano”, disse, salientando que “as gerações mais novas devem estar informadas para a importância de, no futuro, garantirmos a sustentabilidade do Mar dos Açores”.

Salvar os Oceanos

As palestras ‘Alterações Climáticas – Salvar os Oceanos’, dirigidas aos jovens açorianos do ensino básico e secundário, são organizadas pelas direcções regionais da Educação e das Pescas e pretendem preparar os alunos para o Parlamento dos Jovens de 2019.

Esta iniciativa tem uma vertente de responsabilidade ambiental e social, procurando “aproximar a escola ao mar”, apresentando temáticas relacionadas com a importância do mar e o respeito pelos oceanos, nomeadamente sobre as alterações climáticas.

Literacia para os oceanos

Enquadradas no programa ligado à literacia para os oceanos, estas palestras estão inseridas na estratégia de educação e sensibilização da Direcção Regional das Pescas, e visam sensibilizar os estabelecimentos de ensino para temáticas relacionadas com os oceanos e a sustentabilidade dos seus recursos.

Esta acção, que já abrangeu mais de uma dezena escolas em várias ilhas do arquipélago, beneficiando cerca de 850 alunos, serve também, segundo o director Regional das Pescas, “para reforçar o nosso desígnio para o mar”.

A Direcção Regional das Pescas vai publicar o Código de Conduta para a Pesca Responsável e Sustentável, um recurso técnico-pedagógico de apoio a acções formativas e de sensibilização.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Deputados do PCP debatem gestão pública da água com Câmara de Setúbal

Partilhar              A gestão pública da água foi abordada numa reunião da Câmara Municipal e dos Serviços …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.