Início / Agricultura / Açores rejeita falência técnica de 60% das explorações agrícolas. João Ponte: “é falso”

Açores rejeita falência técnica de 60% das explorações agrícolas. João Ponte: “é falso”

O secretário Regional da Agricultura e Florestas dos Açores negou, no passado dia 20 de Fevereiro, na Horta, que 60% de explorações agrícolas nos Açores estejam em falência técnica, considerando que afirmações desta natureza são irresponsáveis e colocam em causa a credibilidade do sector.

“É falso e, dito desta forma por alguém que tem responsabilidades políticas, põe em causa a credibilidade da gestão dos nossos agricultores, afecta a imagem do sector agrícola e até pode agravar o risco em eventuais operações de financiamento bancário”, afirmou João Ponte, numa intervenção na Assembleia Legislativa durante o debate promovido pelo Governo dos Açores sobre ‘A União Europeia pós 2020’.

“Rendimentos dos agricultores não são os desejáveis”

João Ponte reconheceu que os rendimentos dos agricultores não são os desejáveis, mas daí a afirmar-se que 60% das explorações agrícolas nos Açores estão em falência técnica, como fez hoje o PSD, “vai uma grande distância”.

Na sua intervenção no plenário, salientou que o Governo dos Açores propôs na última reunião do Centro Açoriano do Leite e Lacticínios (CALL), realizada na semana passada, avançar com um estudo que avalie a sustentabilidade das explorações agrícolas açorianas.

João Ponte sublinhou, por outro lado, que o Governo Regional tem defendido sempre, “sem hesitações e sem contradições”, a necessidade imperativa de adequar os envelopes financeiros no âmbito da Política Agrícola Comum às Regiões Ultra-periféricas, em geral, e aos Açores, em particular.

PAC com importância acrescida

O secretário Regional disse ainda que, no caso particular dos Açores, “a PAC tem uma importância acrescida” e que a Região deve continuar a ser compensada devido à sua situação arquipelágica, clima, distância dos mercados, dimensão das explorações, factores que se traduzem em sobrecustos de produção.

O governante frisou que, internamente, o Executivo regional tem feito o seu trabalho, em parceria com os parceiros sociais, tendo concluído em Dezembro um documento que identifica e aponta soluções às entidades nacionais e europeias relativamente à agricultura, florestas e desenvolvimento rural para os Açores, que já foi entregue ao ministro português da Agricultura e em Bruxelas.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

PS Açores acusa Governo Regional de falhas na gestão das quotas pesqueiras

Partilhar              O Partidos Socialista (PS) dos Açores entregou um requerimento ao Governo Regional dos Açores, intitulado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.