Início / Agricultura / Açores reiteram estreita cooperação com Cabo Verde na produção agrícola

Açores reiteram estreita cooperação com Cabo Verde na produção agrícola

O secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, evidenciou ontem, 27 de Abril, na Ribeira Grande, “a profícua cooperação dos arquipélagos dos Açores e de Cabo Verde no desenvolvimento de projectos para a produção de agroalimentos”.

O governante falava na sessão de abertura do seminário “A Cooperação na Agricultura e os Desafios da Insularidade”. Um encontro que contou com a presença do ministro da Agricultura e do Ambiente de Cabo Verde, Gilberto Silva, que lidera uma comitiva daquele arquipélago que se encontra de visita aos Açores, e que hoje, 28 de Abril, foi recebido em audiência pelo Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro.

Ainda no seminário, António Ventura sublinhou que a importância de ambos os arquipélagos obriga a abordar “a importância da agricultura” e de parcerias neste campo, até porque produzir agroalimentos em territórios destes “é diferente de produzir alimentos em qualquer outro espaço geográfico da Europa ou do Mundo”, por via da “influência marítima, do solo vulcânico, do clima e dos microclimas” de Açores e Cabo Verde.

“Os arquipélagos têm presença nesse desenvolvimento e nesse espaço no futuro”, considera o governante que, nesse sentido, lançou o repto ao ministro da Agricultura e do Ambiente de Cabo Verde, para, em articulação também com a Madeira, haver “este triângulo entre os três arquipélagos” em prol de “uma política comum, estabelecendo reivindicações, desafios e vantagens”.

Bolieiro recebe Gilberto Silva

No âmbito da visita aos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu hoje em audiência o ministro da Agricultura e Ambiente da República de Cabo Verde, Gilberto Silva, lembrando a “enorme proximidade e identidade” de ambos os territórios, parte da Macaronésia e cujas relações devem ser “reforçadas” em vários campos.

“Queremos manter esta via aberta, também tendo em vista o futuro, por exemplo, através do papel do mar nas alterações climáticas ou na instalação de meios de vigilância meteorológica. Serão colaborações arquipelágicas enquadradas numa perspectiva de desenvolvimento sustentável e respeitador da nossa natureza”, defendeu José Manuel Bolieiro, falando no Palácio de Sant’Ana após uma audiência em que esteve também presente o secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura.

Para o Presidente do Governo Regional, “é um enorme gosto” para os Açores “manter esta ligação afectuosa e institucional” com Cabo Verde, sendo esta uma boa altura para “renovar oportunidades de relacionamento”, nomeadamente a nível de trocas comerciais.

“No que diz respeito a realizações”, houve recentemente, no campo da agricultura, um intercambio de formação na área das hortícolas entre profissionais dos Açores e Cabo Verde, lembrou José Manuel Bolieiro.

Certificação do Matadouro de São Miguel

Antes, de manhã, José Manuel Bolieiro e Gilberto Silva presidiram à cerimónia de entrega do diploma de certificação de Welfare Quality ao Matadouro de São Miguel.

Nesta certificação, independente, gerida pelo Institute of Agrifood Research and Technology da Catalunha (IRTA) em colaboração com a Neiker-Tecnalia, baseada no projecto European Welfare Quality e no projecto European AWIN, foram desenvolvidos sistemas para avaliar e controlar, de forma exaustiva, a qualidade do bem-estar animal em explorações, matadouros, indústria e pontos de venda.

Boa alimentação, pleno consumo de água, saúde e comportamento adequado são alguns dos parâmetros medidos, sendo esta uma “acção de valorização e reconhecimento” do bem-estar animal, valorizou o Presidente do Governo dos Açores.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Ovibeja tem entrada gratuita a 2 de Maio no Dia de Beja

Partilhar              A 40ª Ovibeja realiza-se de 30 de Abril a 5 de Maio no Parque de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.