Início / Agricultura / Açores: reforço imediato de água para agricultores em São Miguel

Açores: reforço imediato de água para agricultores em São Miguel

O secretário Regional da Agricultura e Florestas dos Açores anunciou hoje, 22 de Agosto, o reforço imediato do abastecimento de água em pontos estratégicos da ilha de São Miguel para minimizar a situação excepcional de seca prolongada que se vive.

“Vamos reforçar o abastecimento de água em alguns pontos estratégicos, que serão seleccionados da rede de reservatórios existentes, para permitir que os agricultores tenham acesso a água de forma mais facilitada e libertem a pressão que existe noutras zonas”, afirmou João Ponte, em declarações à margem de uma reunião com responsáveis da IROA, da Associação Agrícola de São Miguel e da Associação de Jovens Agricultores Micaelenses.

Lagoa das Contendas e no reservatório do Pico do Carvão

João Ponte revelou também que será reforçado o abastecimento de água na Lagoa das Contendas e no reservatório do Pico do Carvão, que é abastecido pela Lagoa do Caldeirão, recorrendo ao auxílio dos bombeiros.

O titular da pasta da Agricultura disse ser consensual a necessidade de avançar nos próximos anos com um conjunto de investimentos em várias ilhas que permitam reforçar a capacidade de armazenagem de água, de modo a que a Região consiga responder a situações de escassez de água como a que está a passar actualmente.

Investimentos em preparação

O secretário Regional da Agricultura e Florestas garantiu que o próximo Plano de Investimentos da Região vai avançar com um conjunto de investimentos estruturantes em matéria de abastecimento de água em várias ilhas, aproveitando água que, neste momento, está a correr para o mar e que pode ser aproveitada pela agricultura.

Além disso, salientou que será necessário construir na zona da Ribeira Grande, em São Miguel, mais uma lagoa artificial para retenção da água, por forma a garantir a sustentabilidade do abastecimento.

“Já este ano, o Governo Regional decidiu elaborar um conjunto de planos de acção, que a IROA irá levar a cabo com a colaboração das associações agrícolas e das câmaras, para definir um conjunto de investimentos estratégicos ao nível do abastecimento de água, aproveitando os próximos fundos da Política Agrícola Comum (PAC)”, salientou João Ponte.

Câmaras cortam água à lavoura

Relativamente à acção das câmaras municipais, o governante lamentou que alguns autarcas tenham dito publicamente que irão cortar o abastecimento de água à lavoura nos seus concelhos.

“Acho que é uma situação inaceitável. Garantir o abastecimento de água a um restaurante, a um hotel ou a um comércio é tão importante como garantir o abastecimento de água a uma exploração agrícola, porque, no final, é nas explorações que são produzidos bens que são depois consumidos nestes estabelecimentos”, afirmou João Ponte, que apelou à população, em geral, e aos agricultores para terem cuidado com os consumos de água até que volte a chover.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.