Início / Featured / Açores reconhece Atum Tradicional Santa Maria como Projecto de Interesse Regional

Açores reconhece Atum Tradicional Santa Maria como Projecto de Interesse Regional

O Conselho de Governo dos Açores, reunido a 24 de Julho de 2018, em Vila do Porto, na Ilha de Santa Maria, deliberou reconhecer o projecto de instalação de uma unidade industrial de grande capacidade de transformação de produtos da pesca, nomeadamente atum, promovido pela empresa ATSM – Atum Tradicional Santa Maria, Lda., como Projecto de Interesse Regional (PIR).

31 novos postos de trabalho directos

Este projecto consiste na construção na ilha de Santa Maria de uma unidade industrial de grande capacidade de transformação de diversas espécies de atum e de outros produtos da pesca e da aquicultura para conserva em azeite, outros óleos vegetais, outros molhos, bem como a sua salga e secagem, envolvendo um investimento global de aproximadamente 4,1 milhões de euros, estando também prevista a criação de 31 novos postos de trabalho directos.

Armazenamento e distribuição de água

O Executivo Regional dos Açores decidiu ainda dar orientações à IROA — Instituto Regional de Ordenamento Agrário para prosseguir com o processo de ampliação da rede de armazenamento e distribuição de água na Ilha de Santa Maria, em particular na freguesia de Santo Espírito, através da construção de um açude na Ribeira do Aveiro, de um reservatório de 250 m3 e de um ponto de abastecimento, assim como a beneficiação e ampliação do complexo de água existente no lugar do Cardal, através da construção de um reservatório de 250 m3 de água.

Com este investimento, a ilha de Santa Maria passa a dispor de uma capacidade de abastecimento de água de 1.810 m3, o que permitirá aumentar a capacidade de resposta e apoio aos agricultores no seu trabalho diário.

Caminhos rurais e florestais

Por outro lado, o Governo Regional dos Açores decidiu proceder à beneficiação de 50 quilómetros de caminhos rurais e florestais, com intervenções ao nível do piso e dos sistemas de drenagem.

O Governo dos Açores continua, assim, “o processo de consolidação de infraestruturas de apoio ao desenvolvimento agrícola, cuja actividade económica se mostra cada vez mais importante para a Região e, em especial, para a ilha de Santa Maria”, refere o comunicado do Conselho do Governo Regional.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto InfraVini organiza webinar Gestão do Impacto das Alterações Climáticas na Vinha

Partilhar               O webinar “Gestão do Impacto das Alterações Climáticas na Vinha”, organizado âmbito do projecto …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.