Açores querem negociação de isenções para queijos e lácteos exportados para os EUA

O secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou que o Governo dos Açores está, desde Maio, a desenvolver diligências junto do Governo da República para que sejam empreendidas medidas que permitam a negociação de isenções para os queijos e produtos lácteos exportados para os Estados Unidos (EUA).

“Face à decisão da administração norte-americana de aplicar aumentos nas taxas e tarifas aduaneiras a vários produtos europeus, importa, no quadro bilateral e da União Europeia, que sejam empreendidas medidas que permitam negociar isenções para os produtos açorianos, dado o pouco impacto que têm no mercado dos EUA”, frisou João Ponte.

Impacto nas exportações açorianas

Reconhecendo que a aplicação de taxas e tarifas adicionais pelos EUA poderá ter um impacto gravoso nas exportações açorianas, João Ponte revelou que, só no último ano, foram exportadas 243 toneladas de queijo para aquele país, onde residem muitos emigrantes açorianos.

“Esta é uma matéria delicada, que carece do envolvimento de várias entidades e de um trabalho que está a ser feito, mas que, muitas vezes, não é do domínio público”, sustentou João Ponte.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.