Início / Agricultura / Açores. Próxima temporada da tourada à corda antecipada para 18 de Abril de 2022
Foto: Luca Nebuloni

Açores. Próxima temporada da tourada à corda antecipada para 18 de Abril de 2022

A próxima temporada da tourada à corda nos Açores tem o seu início antecipado. Arranca a 18 de Abril de 2022, “naquele que é um regime excepcional do período de realização daqueles eventos”, disse o deputado do PSD Açores Luís Soares.

O anúncio foi feito dia 21 de Outubro, sublinhando Luís Soares a importância cultural e económica da tourada à corda, no dia em que foi aprovada em plenário a extensão da época de 2021 e a antecipação do início da temporada de 2022.

Luís Soares

O social democrata lembrou que “a tauromaquia, no caso em apreço, a tourada à corda, faz parte integrante da marca identitária e cultural dos Açores, constituindo um dos mais expressivos e enriquecedores eventos culturais, que contribui para a diversidade e complementaridade da cultura do arquipélago”.

“Além disso, a tourada à corda assume um papel crucial no desenvolvimento económico de algumas ilhas, particularmente a Ilha Terceira, tendo um peso muito significativo no seu PIB”, adiantou.

Luís Soares considerou “perfeitamente justa a pretensão de se prolongar a época de touradas à corda de 2021 – até 15 de Novembro”, congratulando-se com o início antecipado da próxima temporada, que se vai iniciar a 18 de Abril, “naquele que é um regime excepcional do período de realização daqueles eventos”.

“Logicamente que não compensa os dois anos de quase total paragem, exceptuando as três touradas realizadas no passado dia 15 de Outubro, mas pode pelo menos permitir a realização de touradas que já estão contratadas e evitar um congestionamento no desenrolar da próxima época tauromáquica regular”, avançou.

Luís Soares frisou que “a alteração para a temporada deste ano tem um conjunto de tramitações que certamente vão consumir parte do tempo da própria prorrogação, pelo que não se pode iludir as pessoas”.

“Esta norma, ao ser aprovada hoje, não vai entrar em vigor de imediato”, esclareceu o parlamentar, reforçando que “é o mesmo que dizer que não se podem licenciar touradas já hoje, pois há um percurso legal a cumprir, e isso não foi sequer referido pelo partido proponente”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Próximo Orçamento dos Açores vai ter apoios para experimentação no agroalimentar

Partilhar              O secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural dos Açores anunciou hoje, 27 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.