Início / Agricultura / Açores promovem formações no âmbito do Programa Regional para a Fruticultura

Açores promovem formações no âmbito do Programa Regional para a Fruticultura

A Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural dos Açores promoveu recentemente, em Ponta Delgada, formações no âmbito do Programa Regional para a Fruticultura, incentivando assim a produção da fruta, desde logo, por uma maior atenção estratégica à recuperação dos “pomares tradicionais” e pela existência de novos pomares.

“Queremos ser uma região produtora de fruta, por isso vamos rever o Plano Estratégico para a Fruticultura” e solicitar uma “nova participação das organizações de produtores, da Universidade dos Açores e de especialistas da área”, disse o secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, que reconheceu que, “na fruticultura persistem fragilidades que importa superar”, como a dependência da Região dos mercados externos.

“O envelhecimento dos produtores, a falta de mão-de-obra especializada e de técnicos, a ausência de campos de experimentação, os elevados custos dos transportes” para a comercialização e a “inexistência de formação especifica” são desafios igualmente a superar, refere ainda em nota e imprensa.

Tais desafios já foram sinalizados, em Janeiro de 2021, aquando do anúncio do Programa Regional para a Fruticultura que aconteceu em Angra do Heroísmo, no âmbito do Ano Internacional das Frutas e Legumes.

“Podemos e devemos ser uma região de produção de frutas para o consumo interno e para a exportação, e sensibilizaremos os açorianos para a produção e consumo de frutas de produção local”, concretiza António Ventura.

O governante referiu ainda, a este propósito, que decorreu em Ponta Delgada, o Curso de Cultura da Macieira que contou com a participação de 12 fruticultores, ao longo de 15 horas.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 13 a 19 Junho 2022

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Cereais Outono-Inverno Esta semana foi dada …

Um comentário

  1. Boa iniciativa por parte do serviço de desenvolvimento agrário de São Miguel, nesta divulgação de iniciativas e formações para desenvolvimento do setor fruticola.

    Temos potencial para produzir a nossa fruta, temos que dar mais valor ao que é nosso, os produtores também tem um papel importante no desenvolvimento da fruticultura, tem que ter pomares com boas produções, para que possa crescer a fruticultura nos Açores, há um trabalho importante para escoarem o seu produto, temos bom potencial. O nosso produto é bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.