© Governo dos Açores

Açores pagam compensações a operadores de pescas e aquicultura a 15 de Outubro

O secretário Regional do Mar e das Pescas dos Açores, Mário Rui Pinho, informa que, no âmbito do Regime de Compensação aos Operadores do Sector das Pescas e da Aquicultura pelos custos adicionais de produção resultantes da agressão militar da Rússia contra a Ucrânia, será efectuado o pagamento dos apoios a 15 de Outubro pelo IFAP — Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas.

No total, foram apresentadas 312 candidaturas, das quais 267 foram aprovadas, sendo 262 do sector da produção e cinco do sector da comercialização e transformação, avança uma nota de imprensa do executivo açoriano.

O valor do apoio atribuído ascende a 3,26 milhões de euros, sendo 2,28 milhões co-financiados pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEAMPA) e 980 mil assegurados pelo Orçamento próprio da Região Autónoma dos Açores.

Do apoio atribuído, 1,38 milhões de euros destina-se ao sector da produção, 1,4 milhões ao sector da comercialização e 401 mil ao sector da transformação.

A Secretaria Regional do Mar e das Pescas reforça que “o sector das pescas e da aquicultura é estratégico para a Região Autónoma dos Açores, não apenas pelo valor acrescentado dos produtos, mas também pelo impacto socioeconómico que representa para as comunidades piscatórias”.

Nesse sentido, “é reafirmado o compromisso do Governo dos Açores em assegurar mecanismos de apoio que reforcem a sustentabilidade, competitividade e resiliência dos sectores, cumprindo-se assim o compromisso assumido com os operadores”, adianta a mesma nota.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto CellBlue desenvolve produtos alimentares à base de polvo obtido a partir de células

Partilhar              O projecto CellBlue — que internamente é chamado pelos seus promotores de Future Foods —, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.