Início / Agenda / Açores. Museu de Angra promove tertúlia sobre Melhoramentos na Lavoura

Açores. Museu de Angra promove tertúlia sobre Melhoramentos na Lavoura

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital dos Açores, por via da Direcção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, promove no próximo sábado, dia 19 de Março, às 15 horas, na Carmina – Galeria de Arte Contemporânea Dimas Simas Lopes, a realização da tertúlia “Melhoramentos na Lavoura e na Genética Animal e Vegetal para Benefício do Pequeno Produtor”, com a participarão de Artur Machado e Miguel Ferreira.

Na mesma, será explicitado o modo como os pequenos produtores podem melhorar as suas explorações agrícolas, obter maiores rendimentos e aperfeiçoar as boas práticas de modo sustentável e em prol do bem-estar dos seus animais, refere o Executivo açoriano em nota de imprensa.

Esta actividade insere-se no programa de dinamização da exposição de fotografia “As Mulheres da Terra”, patente nesta Galeria até 21 de Maio, em que Rui Caria documenta o trabalho de oito mulheres açorianas, que se dedicam à lavoura.

Artur da Câmara Machado

Artur da Câmara Machado é professor da Universidade dos Açores, onde lecciona as unidades curriculares de genética, genética molecular e genética clássica, quantitativa e das populações. Foi director do Centro de Biotecnologia dos Açores até 2021, em que é actualmente investigador.

Tem cerca de 80 trabalhos publicados em revistas internacionais da especialidade em diferentes áreas, nomeadamente, melhoramento de plantas e genética vegetal e animal, e já proferiu mais de 90 comunicações orais e outras tantas em painéis. Mantém inúmeras parcerias com investigadores nacionais e internacionais. Esteve directamente envolvido nos trabalhos que levaram ao reconhecimento das raças autóctones do Barbado da Terceira, do Pónei da Terceira e do Burro da Graciosa.

Hobby farmer

Miguel Gomes Caetano Ferreira é um ‘hobby farmer’ que, após ter estabelecendo contacto com realidades rurais diferentes das dos Açores em mais de 30 países, regressou à Ilha Terceira, para gerir uma propriedade da família, apostando na ovinocultura, caprinicultura e fruticultura entre outras actividades, encaradas como aposta na diversificação agrícola e um contributo para a sustentabilidade ecológica, económica e social dos Açores e sua auto-suficiência.

Engenheiro florestal e gestor de recursos naturais, foi responsável pela criação e gestão do Projecto para a Recuperação Ecológica e Paisagística da Bacia Hidrográfica da Lagoa das Furnas, que recebeu o Prémio Nacional da Paisagem 2012.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

COTHN realiza acção de capacitação gratuita sobre Agricultura de Conservação

Partilhar              O COTHN  — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional, no âmbito do projecto Call4Earth, realiza mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.