Início / Agricultura / Açores mantém nível de investimento público nas infra-estruturas agrícolas em 2020

Açores mantém nível de investimento público nas infra-estruturas agrícolas em 2020

O secretário Regional da Agricultura e Florestas dos Açores. afirmou hoje, 9 de Outubro, que o investimento público nas infra-estruturas agrícolas será mantido em 2020 para continuar a dar melhores condições de trabalho aos agricultores, possibilitar a redução de custos de produção e capacitar o sector para o futuro.

“Apesar da taxa de compromisso do programa PRORURAL+, que co-financia este tipo de investimentos, estar perto dos 90% será possível manter no próximo ano um nível de investimento importante, estando previsto no Plano um montante de nove milhões de euros para investir em infraestruturas agrícolas, sendo que 32% desse valor será para reforçar o abastecimento de água às explorações”, adiantou João Ponte.

Caminho Rural dos Remédios da Bretanha

O governante falava na inauguração da obra de beneficiação do Caminho Rural dos Remédios da Bretanha, no concelho de Ponta Delgada, um investimento de 513 mil euros, que se estende ao longo de dois quilómetros, beneficiando cerca de 46 hectares de pastagem, 14 hectares de floresta e uma dezena de explorações agrícolas.

Esta obra, que está ao serviço da agricultura, mas também do turismo, permite fazer a ligação da freguesia dos Remédios da Bretanha com o caminho das Cumeeiras, cumprindo uma antiga ambição dos agricultores e da Junta de Freguesia.

“O investimento que hoje inauguramos oficialmente é um dos muitos que o Governo Regional está a promover em todas as ilhas, com o objectivo central de dar melhores condições de trabalho aos agricultores, contribuir para a redução de custos de produção e para o desenvolvimento do sector”, salientou João Ponte, acrescentando que o caminho trilhado pela Agricultura na Região tem sido de modernização, inovação e qualificação, algo que importa continuar a prosseguir.

Plano para 2020

No Plano para 2020, especificamente para a ilha de São Miguel, está reservado um valor de investimento nas infraestruturas agrícolas na ordem dos 4,5 milhões de euros, dos quais 60% servirão para reforçar o abastecimento de água à agricultura.

“Esse montante de investimento previsto para a ilha de São Miguel em 2020 justifica-se pela necessidade que existe de convergência em termos de infraestruturas agrícolas com o todo regional”, afirmou João Ponte, frisando que São Miguel é responsável por 66% do leite produzido nos Açores, 46% da produção de carne, 60% da horticultura e 44% da fruticultura e que são necessárias infraestruturas modernas para dar resposta a este volume de produção.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.