Início / Featured / Açores: Limite máximo de capturas de goraz por embarcação aumenta em 17 toneladas

Açores: Limite máximo de capturas de goraz por embarcação aumenta em 17 toneladas

A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia decidiu aumentar o limite máximo de capturas de goraz permitidas por embarcação até ao final do ano, que passa de 2% para 3% da quota global anual atribuída aos Açores e que corresponde a cerca de 17 toneladas. Um pedido da Federação das Pescas dos Açores.

O secretário Regional do Mar frisou que esta alteração tem como objectivo “utilizar a totalidade da quota numa altura do ano em que esta espécie é mais valorizada na primeira venda”.

Segundo Gui Menezes, esta medida de gestão da quota permite aos pescadores açorianos “obterem mais rendimento com esta pescaria”, lembrando que a medida já tinha sido implementada no ano passado “com sucesso”.

“Gestão racional e inteligente”

Os pescadores açorianos têm feito uma “gestão racional e inteligente” desta quota, disse Gui Menezes, acrescentando que esta é “uma forma de pescar menos e vender melhor”.

A portaria publicada hoje, 1 de Outubro, em Jornal oficial resulta de uma solicitação da Federação das Pescas dos Açores, após auscultação das associações federadas.

A quota anual atribuída aos Açores para 2020 corresponde a 543 toneladas, sendo que os pescadores açorianos ainda dispõem de 148,5 toneladas de quota até ao final do ano.

Desde o início do ano, a primeira venda de goraz já rendeu cerca de cinco milhões de euros aos pescadores açorianos na primeira venda, registando-se um preço médio de 12,50 euros por quilo.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 more

Verifique também

Navigator e CTT voltam a juntar-se para envio de postais de Natal gratuitos

Partilhar             more  A The Navigator Company e os CTT – Correios de Portugal lançam a partir …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.