Início / Apoios e Oportunidades / Açores lança concurso para fretamento de navio de transporte de combustíveis

Açores lança concurso para fretamento de navio de transporte de combustíveis

O concurso público para o fretamento de um navio para a realização do serviço de transporte marítimo de combustíveis líquidos entre as ilhas dos Açores foi lançado hoje, 2 de Março, através da publicação do anúncio de abertura do procedimento em Diário da República (II Série n.º 44).

Este concurso, lançado pelo Fundo Regional de Apoio à Coesão e Desenvolvimento Económico, prevê o fretamento de um navio por um período de quatro anos, com eventual prorrogação por dois períodos de um ano, e tem um preço base de 16,2 milhões de euros.

Faz parte das atribuições legais deste Fundo apoiar financeiramente o abastecimento de bens de carácter essencial à população das diferentes ilhas, bem como o serviço público de transporte marítimo de mercadorias inter-ilhas.

“Importa, pois, garantir a continuidade do serviço público de transporte marítimo regular de combustíveis líquidos inter-ilhas, uma vez que este é um serviço indispensável ao bem-estar das populações e ao desenvolvimento económico da Região”, diz uma nota de imprensa do Governo Regional dos Açores.

Prazo contratual superior a 3 anos

As especificidades do mercado fornecedor destes serviços e as particularidades do tipo de navio e dos portos regionais “tornam conveniente para o interesse público a previsão de um prazo de vigência contratual superior a três anos, incluindo prorrogações, de modo a potenciar uma maior concorrência e a obtenção de propostas de preço mais vantajosas”, adianta a mesma nota.

Com este fretamento, a Região Autónoma dos Açores fica com um navio à disposição para realizar o transporte marítimo de combustíveis líquidos inter-ilhas, em função das necessidades de consumo de cada uma.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.