Início / Featured / Açores investem 23 milhões de euros na ampliação do Porto Comercial de Velas

Açores investem 23 milhões de euros na ampliação do Porto Comercial de Velas

O presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, inaugurou ontem, 22 de Janeiro, as obras de reordenamento e ampliação do Porto de Velas, um investimento de cerca de 23 milhões de euros, onde apelou às entidades públicas e privadas de São Jorge para que contribuam para fazer desta infra-estrutura “uma ferramenta moderna e eficaz” ao serviço do desenvolvimento da ilha.

“O desafio está lançado e está aí frente aos empresários, aos agricultores, às indústrias, às Câmaras Municipais e, naturalmente, também ao Governo: que o novo Porto Comercial de Velas seja uma ferramenta moderna e eficaz, ao serviço do desenvolvimento de São Jorge”, afirmou Vasco Cordeiro.

Transporte de mercadorias

No início da visita estatutária do Executivo à ilha, o presidente do Governo salientou que, fruto deste novo investimento significativo, São Jorge passa a dispor de uma estrutura portuária moderna, funcional e eficiente para servir a sua população e a sua economia, quer no que diz respeito ao transporte de passageiros, quer no que refere ao transporte de mercadorias.

Nesse sentido, Vasco Cordeiro recordou que, em 2012, foi construída a rampa ‘roll on/rol of’f, a qual, num investimento de perto de um milhão de euros, veio permitir a operação de navios ferry neste porto e, consequentemente, mais facilidade, mais comodidade e mais rapidez no transporte de passageiros e de viaturas, incluindo já alguma carga, nas ilhas do Triângulo.

Nova Gare de Passageiros

Além disso, a construção de uma nova e moderna Gare de Passageiros, que entrou em funcionamento no início de 2018, veio permitir e garantir níveis de conforto, para além do reforço das condições de segurança, para essa operação.

Agora conclui-se a terceira componente, com a obra de prolongamento do cais comercial em mais 150 metros e a ampliação do terrapleno para 2200 metros, a intervenção ao nível das redes técnicas existentes, de água potável, água salgada de combate a incêndios e eléctrica e de iluminação, para além da construção de um edifício de oficina, armazém e garagem para máquinas.

“Como resultado directo e imediato desse investimento, a Ilha de São Jorge passa a dispor de um porto comercial que permite a operação de dois navios em simultâneo, que tem reforçadas as condições de segurança no tráfego de passageiros e viaturas em navios ferry, permitindo também a sua operação em simultâneo com os navios comerciais”, destacou Vasco Cordeiro.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.