Início / Apoios e Oportunidades / Açores: Iniciativa Pesca na Ilha promove algas e peixe seco na Graciosa

Açores: Iniciativa Pesca na Ilha promove algas e peixe seco na Graciosa

O director Regional das Pescas afirmou, em Santa Cruz da Graciosa, que as medidas de desenvolvimento local de base comunitária “devem constituir uma oportunidade para a criação de rendimento complementar à pesca” nos Açores.

Luís Rodrigues falava domingo durante a iniciativa ‘Pesca na Ilha’, que decorreu no âmbito do Festival Ilha Branca e que visa promover e valorizar os produtos da pesca que são mais emblemáticos em cada ilha dos Açores, aproveitando as festividades de Verão.

Produtos seleccionados: algas e peixe seco

No caso da Graciosa, os produtos seleccionados foram as algas e o peixe seco, tendo Luís Rodrigues salientado que a apanha de algas e a secagem de peixe são “tradições que têm vindo a ser recuperadas pela Associação de Pescadores Graciosenses, com apoio da Direcção Regional das Pescas”.

“A economia da pesca é muito influenciada por tendências observadas ao nível do emprego e do desenvolvimento nas comunidades costeiras, designadamente a emergência de novos sectores que oferecem oportunidades de reconversão ou diversificação de rendimento”, afirmou o director Regional.

Nesse sentido, salientou que “pensar na política para a pesca exige da parte de todos uma nova visão, muito mais abrangente”.

Aproveitar novas oportunidades dos apoios comunitários

Durante a sua intervenção, Luís Rodrigues apelou ainda para que os agentes do sector das pescas “aproveitem as novas oportunidades proporcionadas pelos apoios comunitários à comercialização dos produtos da pesca e os novos incentivos à criação de unidades de processamento de pescado”.

“No caso da Graciosa, estes apoios são particularmente interessantes no que respeita às algas e ao peixe seco”, frisou.

A iniciativa ‘Pesca na Ilha’ pretende reforçar a ligação de determinados produtos da pesca à identidade de cada ilha, através da organização de pequenos fóruns de discussão, envolvendo agentes das áreas da investigação, gestão, produção e a restauração.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

APDEA faz X Congresso na Escola Superior Agrária de Coimbra

Partilhar              O X Congresso da Associação Portuguesa de Economia Agrária (APDEA) e o IV Encontro Lusófono …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.