Início / Agricultura / Açores. Gasóleo agrícola sobe 21,4 cêntimos por litro em 3 meses. FAA pede intervenção dos governantes

Açores. Gasóleo agrícola sobe 21,4 cêntimos por litro em 3 meses. FAA pede intervenção dos governantes

A FAA — Federação Agrícola dos Açores alerta que os agricultores açorianos estão a ser “fortemente penalizados”, uma vez que, em apenas 3 meses, o “gasóleo agrícola já subiu 21,4 cêntimos por litro”, na Região Autónoma.

E realça, em nota de imprensa. que “a ajuda nacional de cerca de 15 cêntimos por litro, atribuída aos agricultores nacionais, no âmbito do pacto para a estabilização e redução de preços dos bens alimentares, excluiu lamentavelmente os agricultores açorianos”.

“Face ao exposto, e atendendo a existirem países da União Europeia que apoiam fortemente os agricultores perante a escalada do preço do gasóleo agrícola, como Espanha e França, a Federação Agrícola dos Açores vem apelar mais uma vez à intervenção do Governo dos Açores e do Governo da República no sentido de minimizar o impacto destas subidas do gasóleo agrícola nos custos dos factores de exploração, contrariando assim, o desânimo que se vai instalando na agricultura regional”, acrescenta a mesma nota.

O Governo Regional dos Açores “anunciou mais uma subida do gasóleo agrícola, através de um aumento de 9,4 cêntimos por litro, a partir do dia 1 de Outubro, que agravado à subida de Setembro de 9,1 cêntimos por litro, e de 2,9 cêntimos por litro em Agosto, resulta num aumento total de 21,4 cêntimos por litro nos últimos 3 meses”.

“Esta subida abrupta e injustificável no gasóleo agrícola vem penalizar fortemente o sector agrícola na região, contribuindo para a diminuição dos rendimentos dos agricultores, numa fase, em que os custos de produção continuam em alta, e em que, se registam descidas de preço de leite aos produtores, por parte de algumas indústrias”, reforça a Federação Agrícola dos Açores.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Surfistas Martim Nunes e Maria Salgado vencem Projunior Aveiro

Partilhar              Martim Nunes e Maria Salgado conquistaram, este sábado, 13 de Julho, o triunfo no Projunior …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.