Início / Featured / Açores foram eleitos em 2021 como Destino “Quality Coast” de Platina pela Green Destinations

Açores foram eleitos em 2021 como Destino “Quality Coast” de Platina pela Green Destinations

Os Açores foram eleitos em 2021 como Destino “Quality Coast” de Platina, prémio internacional que distingue a qualidade ambiental costeira para um turismo sustentável. Nos critérios definidos pela Green Destinations, os Açores obtiveram um nível de cumprimento de 97,8% dos indicadores de sustentabilidade: Gestão do Destino; Natureza e Paisagem; Ambiente e Clima; Cultura e Tradição; Bem-Estar Social; Negócios e Hospitalidade.

A Green Destinations é uma organização sem fins lucrativos para o desenvolvimento e reconhecimento de destinos sustentáveis com base na Holanda, que apoia mais de 200 destinos em 60 países com o objectivo de promover o turismo responsável com base em princípios globalmente reconhecidos e nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O galardão “Quality Coast” Platina foi atribuído pela primeira vez à Região em 2014, como o melhor destino da Europa em termos de turismo sustentável, havendo uma verificação independente de desempenho do progresso do destino a cada dois anos, refere uma nota de imprensa do Governo Regional dos Açores.

Programa Quality Coast

O programa Quality Coast, desenvolvido pelo Programa Green Destination Award & Certification, desafia os destinos a promover uma gestão responsável numa base contínua e sustentável, com o objectivo de estimular o sector turístico a implementar importantes medidas ambientais.

Os destinos comprometem-se num sistema de gestão sustentável, com uma auditoria externa de desempenho e progresso a cada dois anos, com recomendações para melhorias. Este galardão destina-se especialmente para destinos à beira-mar. É dada especial atenção às margens, gestão de praias e qualidade das águas balneares.

A certificação “Quality Coast” de Platina é o prémio de nível máximo de reconhecimento global para a qualidade e gestão do destino, com base nos critérios definidos pela Green Destinations.

“Ao vencerem o Quality Cost Gold Award este ano, os Açores vêem assim reconhecido o trabalho que têm vindo a desenvolver pelas boas práticas de sustentabilidade”, refere a Secretaria Regional dos Transportes, Turismo.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Aprolep pede ao Governo “palavra forte junto da indústria e distribuição” para aumento imediato do preço do leite pago ao produtor

Partilhar               A direcção da Aprolep — Associação dos Produtores de Leite de Portugal diz ser …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.