Início / Featured / Açores financiam projecto internacional para produção de microalgas em fotobioreactores

Açores financiam projecto internacional para produção de microalgas em fotobioreactores

O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital e do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia, vai apoiar em 100 mil euros o financiamento do projecto transnacional na área da bioeconomia azul “Microalgae in IT”.

O ‘Microalgae in IT” visa desenvolver e demonstrar um modelo de bioeconomia azul circular inovador e económico, onde gases de combustão e nutrientes de resíduos agroalimentares são usados para aumentar o crescimento de microalgas num ambiente de cultivo controlado em fotobioreactores.

O projecto, liderado a nível regional pelo investigador da Universidade dos Açores Vítor Gonçalves, foi seleccionado no âmbito da convocatória ERA-NET BlueBio COFUND (Bioeconomia Azul – desbloqueando o potencial dos biorecursos aquáticos), onde participaram cerca de 13 Estados-membros e Regiões, com o compromisso de financiar projectos transnacionais de excelência científica e de inovação, num valor aproximado de 11 milhões de euros.

Desta forma, a Comissão Europeia pretende estimular com este investimento o potencial da integração do conhecimento nas cadeias de valor da bioeconomia azul da Europa, explica uma nota de imprensa do Executivo açoriano.

Para a secretária Regional da Cultura, Ciência e Transição Digital, Susete Amaro, “a aprovação deste projecto ‘Microalgae in IT’, numa convocatória internacional extremamente competitiva atesta, mais uma vez, a elevada qualidade dos investigadores regionais e da investigação que se produz na Região bem como, da mais valia do suporte do Governo Regional nestes mecanismos financeiros europeus”.

O mecanismo financeiro em vigor para esta tipologia de projectos (ERA-NET Cofund) permite a integração da equipa científica regional num consórcio internacional, alavancando não só o financiamento regional de 100 mil euros, para um orçamento global de cerca de 405 mil euros, como também possibilita alavancar a inovação de base científica e tecnológica da Região.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.