Início / Featured / Açores financia cientistas com projecto internacional de biotecnologia marinha

Açores financia cientistas com projecto internacional de biotecnologia marinha

O projecto de biotecnologia marinha Metamine integra investigadores dos Açores e vai ter apoio do Executivo Regional. O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, integra a rede de agências de financiamento europeias do projecto Marine Biotech, que lançou a sua terceira convocatória para projectos científicos.

No âmbito da convocatória internacional, em que participaram 12 países europeus, foram aprovados para financiamento sete projectos científicos, no valor global de 7 milhões de euros, um dos quais, o Metamine, integra investigadores dos Açores.

O director Regional da Ciência e Tecnologia considerou que “os resultados obtidos são muito positivos”, na medida em que estas convocatórias “são extremamente competitivas e apresentam um elevado grau de excelência científica”. “Uma vez mais se confirma a excelente capacidade e preparação das equipas regionais para participarem em concursos de âmbito internacional”, afirmou Bruno Pacheco.

Investimento inicial de 100 mil euros

O investimento inicial do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia foi de 100 mil euros, permitindo a participação da equipa açoriana num projecto de 1,8 milhões de euros.

O director Regional defendeu que o mecanismo financeiro deste tipo de projectos internacionais (ERA-NET) “possibilita o acesso dos investigadores regionais a estas convocatórias internacionais, alavancando o investimento público na internacionalização da ciência regional”.

A rede Marine Biotech é constituída por 19 agências europeias de financiamento oriundas de 14 países, que procuram complementaridades entre recursos nacionais e europeus, com vista a co-financiar projectos transnacionais na área da Biotecnologia Marinha.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.