Início / Agricultura / Açores: fim do embargo russo é fundamental para acabar crise do sector leiteiro

Açores: fim do embargo russo é fundamental para acabar crise do sector leiteiro

O presidente do Governo Regional dos Açores defendeu ontem, 17 de Março, que a resolução do embargo russo é fundamental para ultrapassar a actual situação que se vive no sector leiteiro e garantiu que o Executivo açoriano vai continuar a fazer tudo o que está ao seu alcance para apoiar os agricultores da Região.

“Há uma coisa que os agricultores podem ter a certeza, é que o Governo continuará, até ao limite dos seus recursos – que têm limite – e das suas competências, a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para ajudá-los”, afirmou Vasco Cordeiro, durante um debate na Assembleia Legislativa, na Horta.

Recorde-se que, apenas o último conjunto de medidas do Governo dos Açores, que foi anunciado em final de 2015, significa, em termos de montante que lhes é afecto, mais do que as ajudas que a União Europeia dirigiu à totalidade do País.

O presidente do Governo açoriano, perante os deputados regionais, reafirmou que a principal questão não assenta no fim do regime de quotas leiteiras, uma vez que o crescimento de produção de leite em 2015 na Europa, em relação ao ano anterior, foi apenas de apenas 2,5%.

“Não é quantidade que justifique toda esta perturbação do mercado europeu”, afirmou Vasco Cordeiro, salientando que a instabilidade que se vive em toda a fileira tem como causa mais directa e imediata o problema do embargo russo aos produtos lácteos, que, se fosse encarado de frente, resolveria mais rapidamente a situação da produção de leite na Europa.

Fim das quotas não é solução

Para Vasco Cordeiro, “a forma mais eficaz para resolver este problema não está na mão de nenhum país isoladamente, está nas mãos da União Europeia”, reafirmando a desilusão que constituiu o último Conselho de Ministros da Agricultura da União Europeia por incidir as respostas à actual situação na produção e não nas questões da comercialização.

Refira-se que na intervenção feita ontem em plenário, o PSD/Açores considerou que a base do problema reside no fim das quotas leiteiras e que a solução passaria pela criação de um observatório do leite.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Oceanário de Lisboa tem bilhetes com 50% de desconto em semana de aniversário

Partilhar              O Oceanário de Lisboa, para assinalar o seu 26.º aniversário, traz a sua mascote Vasco, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.