Início / Apoios e Oportunidades / Apoios Comunitários / Açores faz parceria entre cientistas e pescadores para sustentabilidade de apanha de algas

Açores faz parceria entre cientistas e pescadores para sustentabilidade de apanha de algas

O secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia disse hoje, 11 de Julho, que está a ser preparada uma parceria entre a Associação de Pescadores Graciosenses e a Universidade dos Açores para a realização de um estudo científico mais detalhado sobre a sustentabilidade da apanha de algas nos Açores, salientando que a associação foi a “impulsionadora desta actividade”.

Gui Menezes adiantou que o objectivo é “perceber que níveis de captura de algas” é possível ter em cada ilha a fim de “manter a sustentabilidade” deste recurso.

Apoio do FEAMP

Este projecto científico irá realizar-se no âmbito do novo regime de apoio do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP) que o Governo dos Açores lançou no final de maio com o objectivo de acelerar a transferência de conhecimento entre cientistas e pescadores, de modo “a promover uma pesca mais sustentável” no arquipélago.

O secretário Regional comunicou ainda aos pescadores que “há boas notícias para o sector” na Região no que respeita ao próximo Quadro Comunitário de Apoio, dado a proposta da Comissão Europeia prevê que as Regiões Ultra-periféricas vão manter uma verba de 73 milhões de euros.

Gui Menezes procedeu ainda à entrega de diplomas aos formandos que concluíram os cursos de Pescador, Arrais de Pesca Local e Arrais de Pesca ministrados este ano na Graciosa, que contaram com três dezenas de inscritos.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Suínos, ruminantes e aves de produção em debate nas II Jornadas Técnicas Vetlima

Partilhar              As II Jornadas Técnicas Vetlima realizam-se nos dias 2, 3, 6 e 7 de Junho …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.