Início / Agenda / Açores: Faial, Graciosa, Pico e Terceira vão ter sessões sobre controlo de roedores

Açores: Faial, Graciosa, Pico e Terceira vão ter sessões sobre controlo de roedores

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas dos Açores, através da Direcção Regional da Agricultura e em articulação com as câmaras municipais, promove durante o mês de Abril a realização de sessões informativas sobre controlo integrado de roedores nas ilhas do Faial, Graciosa, Pico e Terceira.

Estas sessões informativas gratuitas, que começaram em São Miguel e são agora estendidas a mais quatro ilhas, destinam-se à população em geral, mas também aos funcionários das câmaras municipais e das juntas de freguesia.

No Faial vão decorrer três encontros, entre 10 e 11 de Abril, seguindo-se, a 12 de Abril, a ilha Graciosa.

No Pico

Para o Pico, entre 19 e 20 de Abril, estão previstas três sessões informativas, uma por cada concelho da ilha, a que se seguirá a ilha Terceira, com sessões em Angra do Heroísmo, a 26 de Abril, e na Praia da Vitória, no dia seguinte.

No mês de Maio terão lugar sessões informativas nas ilhas de Santa Maria, São Jorge e Flores.

Estas sessões, com uma duração aproximada de duas horas, estão a cargo de Sofia Borrego e Alexandra Cardoso, técnicas da Direcção Regional da Agricultura.

“Pretende-se com esta iniciativa explicar conceitos, a razão pela qual é importante controlar as espécies de roedores e como se deve actuar perante a presença destes animais”, explica fonte do Governo Regional dos Açores.

Controlo efectivo e duradouro

Para o controlo efectivo e duradouro dos roedores é necessária a aplicação de um conjunto de medidas direccionadas não só à praga, mas também ao meio ambiente, o que implica “uma actuação concertada entre o Governo Regional, as autarquias e a população em geral”, acrescenta a mesma fonte.

O director Regional da Agricultura, José Élio Ventura, adiantou que, além das sessões informativas, está em fase de conclusão um manual de boas-práticas de controlo de roedores mais abrangente do que o anterior, ou seja, que inclui a componente agrícola, mas também industrial e habitacional.

Simultaneamente, já foi exibido na RTP/Açores um ‘spot’ publicitário sobre controlo de roedores, que está permanentemente disponível no Portal do Governo Regional e nas redes sociais.

66 toneladas de rodenticida

José Élio Ventura destacou ainda que o Governo Regional adquiriu cerca de 66 toneladas de rodenticida, que já começaram a ser distribuídos pelas juntas de freguesia de várias ilhas do arquipélago.

Em São Miguel, já foram disponibilizas às juntas de freguesia 13 toneladas de rodenticida, na Graciosa 3,1 toneladas e em São Jorge seis toneladas, sendo que três toneladas foram entregues pelo Governo e cada uma das duas autarquias da ilha entregou 1,5 toneladas.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Montenegro promete resolver problema do assoreamento do Porto de Pesca da Póvoa de Varzim

Partilhar              O primeiro-ministro, Luís Montenegro, esteve presente cerimónia de encerramento das comemorações do 50º aniversário de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.