Início / Agenda / Açores. Estudos para sector vitivinícola com candidaturas abertas até final de Julho

Açores. Estudos para sector vitivinícola com candidaturas abertas até final de Julho

O secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural dos Açores, António Ventura, lembrou este fim-de-semana, durante o Wine in Azores, na Ilha Terceira, que estão abertas até 31 de Julho candidaturas para apoios à criação de estudos para a “percepção da realidade futura” do negócio da vinha nas várias ilhas.

“A ideia é fazer estudos sobre as vantagens desta actividade agrícola, para os produtores saberem se o negócio é rentável antes de se avançar. Cada ilha é cada ilha, não há ilhas iguais. Esta é a nossa riqueza, que permite especificidades em vários níveis. Estes estudos vão permitir antecipadamente saber se é viável ou não o negócio”, considerou o governante, avança o Executivo açoriano em nota de imprensa. E sublinha: “desafio as associações e os produtores a concorrerem”.

No evento, António Ventura sublinhou que “falar sobre vinhos é falar sobre história, património, degustação, mas acima de tudo” é também debater “o futuro económico e social” dos Açores.

“A vitivinicultura dos Açores está em franco desenvolvimento”, concretizou, indicando que, em 2022, deu-se um “recorde de exportação de vinhos certificados”, num total de 62 mil litros. E no primeiro trimestre deste ano o valor registado foi também recordista: 17 mil litros entre Janeiro e Março.

“Precisamos de nos afirmar nos mercados e criar consistência nas associações e produtores”, acrescentou.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.