Início / Featured / Açores. Deputado independente: “sustentabilidade da pesca tem de melhorar”

Açores. Deputado independente: “sustentabilidade da pesca tem de melhorar”

O deputado independente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Carlos Furtado tem estado em auscultação dos pescadores dos Açores, no objectivo de propor na Assembleia Regional, iniciativas que visem a melhoria da sustentabilidade do sector.

O parlamentar recentemente esteve a ouvir também um dos armadores atuneiros, sector determinante na actividade piscatória regional, que identificou inúmeros problemas da pesca em geral, refere uma nota de imprensa do Gabinete do deputado.

Nesta reunião esteve presente o secretário Regional do Mar e das Pescas, Manuel São João, e da ordem de trabalhos constaram a analise das condições económicas dos pescadores do chicharro, em função do baixo preço que este peixe tem sido vendido em lota, havendo a necessidade de associar a esta actividade outra, que incremente os rendimentos dos cerca de 150 pescadores desta área, existentes na região.

Outro assunto que também foi abordado, foi a partilha da cota do atum entre os Açores e a Madeira, que coloca a nossa região em condições desfavoráveis de operacionalidade. A insuficiente capacidade de armazenagem de peixe em frio na região, também mereceu a atenção dos presentes, assim como as dificuldades de fixação de mão de obra.

No final do encontro ficou o compromisso, de ambas as partes, em levar a efeito reuniões de trabalho com a finalidade de continuar a debater as necessidades deste sector e encontrar “soluções para o mesmo, que actualmente padece de problemas estruturais, não resolvidos pelos governos anteriores, sendo que este adiar de soluções, trouxe grande prejuízo a esta actividade do sector primário, refere a mesma nota de imprensa.

Carlos Furtado mostrou-se disponível para a defesa permanente desta actividade económica, que “por razões óbvias pode representar muito na economia e bem-estar dos Açores”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

PAN defende renaturalização e interdição da caça no Parque Natural da Serra da Estrela

Partilhar              A deputada única do PAN – Pessoas-Animais-Natureza, Inês de Sousa Real, entregou na Assembleia da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.