Início / Agricultura / Açores criam grupo de trabalho para Plano de Desenvolvimento da Fruticultura

Açores criam grupo de trabalho para Plano de Desenvolvimento da Fruticultura

O secretário Regional da Agricultura e Florestas dos Açores, João Ponte, determinou a constituição de um grupo de trabalho para a elaboração de um Plano de Desenvolvimento da Fruticultura nos Açores, que deverá estar concluído dentro de seis meses.

Pretende o Executivo Regional com este documento dinamizar a produção local, mas também a preservação genética de frutas, como, por exemplo, a maçã das Furnas, e culturas, como o ananás na ilha de São Miguel.

Além disso, este Plano servirá para delinear uma estratégia de longo prazo para um sector com claro potencial em ilhas menos vocacionadas para a produção de leite e de carne.

Estimular a qualidade

Pretende-se ainda promover condições que estimulem a qualidade e a quantidade da produção frutícola nos Açores, com a consequente redução da importação destes bens alimentares de grande riqueza nutricional.

Por outro lado, este documento deverá contribuir para melhorar a comercialização e potenciar a vantagem competitiva de serem produtos locais, saudáveis, que respeitam todas as regras de segurança alimentar e de saúde vegetal, contribuindo para a sustentabilidade do sector.

O grupo de trabalho é constituído por sete elementos, que desempenham funções na Secretária Regional da Agricultura e Florestas, na Universidade dos Açores, em associações de produtores, bem como especialistas nesta área, que irão trabalhar sem receber qualquer tipo de remuneração.

Federação Agrícola dos Açores faz parte

Os principais representantes do sector, nomeadamente a Federação Agrícola dos Açores, produtores, operadores económicos, entre outros, terão oportunidade de se pronunciarem sobre o Plano de Desenvolvimento da Fruticultura, para que, do contributo de diferentes visões e abordagens, possa resultar o crescimento do sector da fruticultura e um aumento do rendimento dos produtores.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Captura de de pescado aumenta 67% em Novembro de 2021

Partilhar               O volume de capturas de pescado em Portugal, em Novembro de 2021, aumentou 66,7% …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.