Início / Featured / Açores: “boa gestão da pesca deve ser feita com qualidade e sustentabilidade”

Açores: “boa gestão da pesca deve ser feita com qualidade e sustentabilidade”

O Director Regional das Pescas afirmou que “fazer pesca em qualidade e respeitar a sustentabilidade dos recursos deve estar na base de uma boa gestão”, frisando, por isso, que a valorização dos produtos da pesca é “uma prioridade” para o Governo dos Açores.

Luís Rodrigues, que falava, na Lagoa, em S. Miguel, no final da iniciativa ‘Pesca na Ilha’, integrada no Festival Sabores do Mar, salientou que esta iniciativa “faz parte das medidas implementadas pelo Governo para a valorização dos produtos da pesca”, adiantando que já envolveu a participação de “mais de 1.000 pessoas” em várias ilhas dos Açores.

Pesca na Ilha

“O conceito ‘Pesca na Ilha’ tem o objectivo de ligar um produto da pesca à identidade de cada ilha, organizando pequenos fóruns de discussão, envolvendo a investigação, a gestão, a produção e a restauração”, frisou o Director Regional, acrescentando que a iniciativa, para além das instituições da pesca, envolve as forças vivas locais, “procurando projectar os produtos da pesca e, ao mesmo tempo, dignificar o sector e a comunidade piscatória”.

A raia é uma espécie que começa a fazer parte da cultura gastronómica da cidade da Lagoa e, por isso, a Direcção Regional das Pescas organizou, com a Câmara Municipal, a associação de pescadores Bom Porto e a Federação das Pescas dos Açores, um espaço de reflexão e debate, aberto à comunidade, que juntou investigadores, gestores, produtores e chefes de cozinha, culminando com a degustação de pratos de Raia, preparados por um jovem formador da Escola de Turismo e Hotelaria.

61 toneladas de raia

No ano passado foram descarregadas 61 toneladas de raia, das quais 35 toneladas em São Miguel, a um preço médio de dois euros.

“É uma espécie de baixo valor comercial, pelo que faz parte das espécies que, há dois anos, têm vindo a ser promovidas”, afirmou o Director Regional das Pescas.

O valor total da venda desta espécie nos Açores em 2018 foi de 94 mil euros, tendo as vendas em São Miguel registado um valor de 71 mil euros.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

COTHN realiza acção de capacitação gratuita sobre Agricultura de Conservação

Partilhar              O COTHN  — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional, no âmbito do projecto Call4Earth, realiza mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.