Açores asseguram transporte marítimo exclusivo para a saída de gado vivo da Ilha das Flores

O secretario Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, afirmou que o Governo dos Açores está a avaliar, em conjunto com a Associação Agrícola da Ilha das Flores, a melhor forma de assegurar, no mais curto espaço de tempo, transporte marítimo exclusivo para a saída de bovinos, em vida, a partir daquela ilha.

Com esta operação, refere um comunicado do Executivo açoriano, garante-se ainda, aproveitando a mesma viagem, o envio para a Ilha das Flores de alimentos para os animais.

Medida extraordinária

Esta medida extraordinária, acrescenta o mesmo comunicado, justifica-se para “assegurar o escoamento no mais curto espaço de tempo de cerca de 1.000 animais até ao final do ano e para reduzir a pressão sobre os alimentos disponíveis actualmente na Ilha das Flores, cujas pastagens foram fortemente afectadas pela salinidade, em virtude da passagem do furacão Lorenzo pelos Açores”.

O governante destacou que esta solução específica acresce à disponibilidade de transporte marítimo que já está a ser disponibilizada, através do tráfego local, aos agricultores florentinos.

João Ponte salientou ainda que a operação marítima que está a ser planeada estará, naturalmente, condicionada por questões meteorológicas, que poderão afectar a operacionalidade do porto florentino.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

CEBAL celebra Cultura Científica durante o mês de Novembro

Partilhar              O CEBAL — Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-alimentar do Alentejo, durante o mês de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.