Início / Agricultura / Açores aprovam planos estratégicos para a fileira do leite e da carne

Açores aprovam planos estratégicos para a fileira do leite e da carne

O Conselho de Governo dos Açores aprovou, na passada semana, os Planos Estratégicos para a Fileira do Leite de Bovinos dos Açores e para a Fileira da Carne de Bovinos dos Açores, ambos inseridos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e que vão “criar uma orientação para a próxima década”, destaca o secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura.

“São planos que, pela primeira vez, dão indicadores da formação dos custos de produção nas diversas ilhas, dos preços pagos aos produtores e, no caso do leite, dos custos de transformação. Todas estes indicadores vão servir de base para periodicamente actualizarmos estes mesmos custos”, vinca António Ventura.

Ambos os documentos “fazem uma caracterização produtiva e do sector da transformação, em cada ilha dos Açores, no que a estes dois sectores agrícolas diz respeito, e identificam as potencialidades e fragilidades” por ilha.

“São planos que estão em consonância com o objectivo de melhorar o nosso auto-abastecimento alimentar, aumentar a exportação, criar emprego, combater o envelhecimento humano e fixar jovens. Pretendem também promover a naturalidade da terra, melhorar o conteúdo nutricional dos alimentos, garantir o bem-estar animal e assegurar a sustentabilidade dos recursos produtivos como o solo e a água”, acrescenta o governante.

“O próximo passo será o de estabelecer grupos operacionais para os dois planos – para que estes objectivos sejam concretizados importa aplicar as medidas conclusivas e de recomendação.”, realça ainda o secretário Regional, António Ventura.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Fórum Açores Bio associa-se à Feira Agrícola 2022

Partilhar              O 2º Fórum da Agro-pecuária Biológica – Açores Bio 22 – associou-se à Feira Agrícola …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.