Início / Agricultura / Açores aprova apoios à agropecuária das Flores

Açores aprova apoios à agropecuária das Flores

O Governo dos Açores aprovou hoje vários apoios à agropecuária da Ilha das Flores. Em comunicado, o executivo açoriano afirma ter decidido atribuir um apoio financeiro à Cooperativa União Agrícola Florentina, no valor de 43.546 euros, para pagamento do vencimento de dois técnicos superiores para prestar apoio aos agricultores da ilha, “contribuindo, assim, para o desenvolvimento do sector agropecuário das Flores”.

Segundo o comunicado do Conselho do Governo Regional, de hoje, o executivo decidiu ainda encarregar o Instituto Regional do Ordenamento Agrário (IROA) de elaborar o projecto do sistema de abastecimento de água à pecuária na freguesia dos Cedros – concelho de Santa Cruz – com vista a reforçar o sistema existente e promover uma maior disponibilidade de água aos agricultores.

“Com esta intervenção, que inclui captação de uma ribeira, adução à conduta existente e reforço na distribuição a cada exploração, são beneficiadas cerca de 30 explorações, numa área de 180 hectares”, diz o Governo regional. e adianta que a construção e beneficiação de sistemas de abastecimento de água “visa contribuir para a competitividade da produção regional, através da redução dos custos de exploração e, também, para a melhoria das condições de trabalho dos agricultores”.

Por outro lado, como tinha já sido anunciado de manhã pelo secretário Regional da Agricultura e Ambiente açoriano, Luís Neto Viveiros, o Governo vai também apoiar a Cooperativa Ocidental, com “o objectivo de promover a excelência e a competitividade do Queijo das Flores, através de duas medidas: apoio técnico na implantação HACCP – sigla internacional para Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos no âmbito da Segurança Alimentar; e  formação em boas práticas de Ordenha e Higiene do Leite e implementar, com o mesmo objectivo, um programa de acompanhamento técnico de proximidade”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Ministra da Agricultura inaugura obras de modernização do Aproveitamento Hidroagrícola da Cela

Partilhar               A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, inaugura, esta terça-feira, dia 7 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.